
O setor de aluguel de carros tem surgido como uma vertente que colabora muito para a redução da emissão de carbono. Em muitos casos, esta é uma alternativa mais viável financeiramente, falando quando se pensa entre adquirir um veículo próprio ou prezar por um aluguel.
Para motoristas de aplicativo, como Ubers, muitas vezes, a escolha é justamente pelo aluguel de carros, uma vez que isso se torna mais vantajoso e menos trabalhoso, além da segurança que gera. Além desses controles de gastos, é uma forma de auxiliar o meio ambiente e ser um trabalho ainda mais ecológico por diversos motivos.
É de conhecimento público que o crescimento da frota de carros também colabora para o aumento da emissão de gases de efeito estufa. Com isso, algumas locadoras, inclusive, como forma de incentivar essa política de aluguel de carros, começaram a implantar práticas que são mais amigas do meio ambiente durante esse processo.
Existem exemplos de locadoras que investem em programas que incentivam o aluguel de veículos para promover a redução em massa de carbono, que prejudica o meio ambiente das mais variadas formas, além de colaborar muito com o aumento do aquecimento global. Entre esses programas, há movimentações que incentivam o uso de veículos que consomem menos combustível e emitem menos poluentes.
Além disso, há uma questão interna entre esses programas e as locadoras que compensa caso sejam provadas as neutralizações de emissões geradas durante o período de locação. Em algumas, estes recursos são até mesmo direcionados para auxílio com manejo florestal de espaços como a floresta Amazônica, conservação e desenvolvimento socioeconômico de comunidades locais. Para isso, são incentivados os usos de veículos mais modernos e com uma eficiência maior.
Um exemplo disso é o aluguel de SUV, que se trata de um carro que consegue rodar tanto em estradas pavimentadas quanto em áreas rurais. Essa versatilidade, junto da hibridez do veículo, ajuda a ter um menor consumo de combustível. E, quanto menos combustível é consumido, menos gás carbônico é emitido também.
O aluguel de veículos torna também mais barato que o motorista opte por opções de carros que sejam mais agradáveis ao ambiente, até por ser algo mais vantajoso. Geralmente, esses carros são elétricos ou não consomem tanto combustível, o que torna um cenário bastante favorável.
Esse movimento de aluguel de carros pode ser um caminho, ainda mais com o crescimento cada vez maior de motoristas por aplicativo, para compensar as emissões e minimizar os efeitos negativos ao meio ambiente.