Basta chegar à Rua Cruzeiro do Sul, no bairro São Bento, para que não se tenha nem sinal de asfalto. No cruzamento com a Rua Guará, nunca houve pavimentação mesmo sendo vias que interligam ao bairro Professor Aracelis Souto Maior. O tráfego na região é frequente, mas isso não parece ser justificativa para que sejam contempladas com o asfalto.
Para os moradores, a situação é mais revoltante porque ruas próximas, já no bairro Aracelis, estão recebendo toda a estrutura de asfalto novo, mesmo que em vias de pouca movimentação. Na Rua Saturno, o cheiro de piche ainda é forte por ter sido colocado recentemente, porém, o barro está na frente das casas e garagens. Alguns condutores se arriscam a fazer a travessia, outros precisam dar a volta para conseguir chegar ao final.
Na Saturno, o recapeamento só vai até uma parte da rua e depois de determinado ponto, não há indicações de que o asfalto vai continuar ao longo da rota. Assim como na Rua Rio Quitauaú, também no Aracelis, que tem pouca movimentação e contempla somente alguns moradores. Essa questão de como é determinada a pavimentação chamou atenção dos moradores do São Bento que afirmam nunca terem recebido qualquer resposta por parte da Prefeitura de Boa Vista sobre a possibilidade de serem contemplados.
A comerciante Maria Araújo mora no mesmo local há 17 anos e tem um comércio entre a Rua Guará e Cruzeiro do Sul. Ela afirma limpar diversas vezes o imóvel para não deixar poeira acumulada.
“Até falam que vão asfaltar quando terminarem a obra do Aracelis, mas não sei se é verdade. Sempre tenho que limpar porque senão parece que tem um ano que eu limpei da última vez”, lamentou.
De acordo com ela, a situação piora durante o inverno. A via se torna um lamaçal e impossibilita o tráfego. Maria critica a falta de assistência e questiona os motivos que levam a nunca ver o asfalto na rua em que mora e trabalha.
Para a manicure Blenda da Silva, o local representa um ponto de ligação entre diversos bairros, causando um aumento constante no tráfego que, sem o asfalto, facilita as chances de acidente devido aos desníveis encontrados pela rua.
“Dizem que vão asfaltar e nunca fazem. Essa aqui sempre fica por último”, frisou.
Na mesma quadra, está a Rua Antônio Silvino de Alexandre, que dá entrada para o Aracelis. Durante a visita da equipe de reportagem, estava ocorrendo a terraplanagem da via que liga os bairros. Porém, na principal, desde que foi fundado o bairro, nunca teve asfalto, conforme revelaram os moradores.
“Já moro aqui há um ano e nunca vi movimentação. Passa muita gente o tempo todo. Na chuva, isso aqui fica só água e lama, é horrível”, disse a dona de casa Esmeralda Ferreira. Na rua, há algumas partes com entulho de pedras para diminuir os buracos e facilitar o transporte.
Por se tratar de uma ligação entre os bairros, os moradores chegam a ir andando para o Aracelis a fim de conseguir táxis e ônibus. Segundo a zeladora Arteniza Mendes, a Antônio Silvino de Alexandre fica movimentada porque é uma opção para as pessoas não pegarem a rua principal e até de “encurtarem” o caminho. Ela lamenta a situação, afirmando que desde 2004, quando passou a morar na região, já fez diversas reclamações, mas nunca houve uma solução.
OUTRO LADO – A equipe de reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista para saber se as ruas seriam asfaltadas, porém, não houve resposta até a conclusão da matéria.