˜ESTOU DECIDIDO˜

Soldado Sampaio anuncia que quer ser candidato a governador em 2026

Presidente da Assembleia Legislativa de Roraima critica gestão de Antonio Denarium e discute possibilidade de eleições suplementares.

Presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio (Foto - Ascom Soldado Sampaio)
Presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio (Foto - Ascom Soldado Sampaio)

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, soldado Sampaio, anunciou durante entrevista ao programa Agenda da Semana deste domingo (2) sua decisão de ser candidato ao governo do estado em 2026. A declaração ocorre em meio a um cenário de críticas à administração do atual governador, Antonio Denarium (PP), e à possibilidade de cassação e eleições suplementares.

Sampaio, que atualmente integra o Republicanos, partido presidido pelo senador Messias de Jesus, aliado de Denarium, afirmou que já comunicou sua intenção ao líder partidário.

“Estou decidido a ser candidato ao governador em 2026. Se vai ser pelo Republicanos ou não, é uma construção que vou fazer no momento certo, na época certa, com o líder da nossa legenda, que é o senador Messias”

O parlamentar ressaltou que prefere concorrer pelo Republicanos, mas não descarta a possibilidade de mudar de partido caso não haja consenso. “Se não for [pelo Republicanos], vou ter que conversar com ele e ver qual a outra alternativa que me apresenta”, completou.

Cenário político e críticas ao governo Denarium

Durante a entrevista, Sampaio fez duras críticas à gestão de Antonio Denarium, destacando problemas na saúde, segurança pública e gestão administrativa. Ele citou a falta de planejamento e a centralização de decisões no governo como fatores que prejudicaram a eficiência da administração estadual.

“Ele [Denarium] escolheu pessoas de sua extrema confiança para governar. Ele não chamou as forças políticas, não chamou os segmentos da sociedade para fazer um governo a quatro mãos. Ele é dono do governo”

O presidente da Assembleia também mencionou a falta de habilidade política do governador, que, segundo ele, contribuiu para o desgaste da gestão.

Possibilidade de eleições suplementares

O cenário político em Roraima pode se tornar ainda mais complexo com a possibilidade de cassação do governador e do vice-governador, o que levaria à convocação de eleições suplementares. Nesse caso, Sampaio, como presidente da Assembleia Legislativa, assumiria o governo interinamente por 90 dias e teria que organizar o pleito.

Questionado sobre a hipótese de concorrer em uma eventual eleição suplementar, Sampaio afirmou que já discutiu o assunto com o senador Messias.

“Caso haja a eleição suplementar, eu quero ser candidato ao governador pelo Republicanos. Até porque eu não posso sair [do partido]”, disse. Ele ressaltou, no entanto, que o senador Messias tem priorizado sua reeleição ao Senado em 2026, independentemente do cenário político.

Preparativos para 2026

Sampaio destacou que está se preparando para a disputa de 2026, mas reconhece os desafios de gerenciar sua base política enquanto anuncia sua candidatura.

“Estou até com dificuldade de gerenciar a minha herança política estadual, porque todo mundo já sabe da minha decisão. Mas a minha decisão é ser candidato ao governador em 2026”

O parlamentar também criticou a gestão de Denarium em áreas como saúde e segurança, citando a falta de resultados concretos.

“A população de Roraima não sente segurança. A administração do governador Antonio Denarium, a partir da reação que se está vendo, é sofrível na área da saúde, sofrível na educação”

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.