Cotidiano

Belezas naturais de Roraima ganham visibilidade nacional

O Dia do Turismo foi comemorado ontem em todo o país, mas as programações referentes à data seguem ao longo da semana. O turismo é responsável pela geração de riquezas, empregos e pela circulação de pessoas em qualquer ponto do mundo. As belezas da capital e de todo o Estado têm sido destaque em nível nacional, colocando o extremo norte no roteiro de viagens nacional.
No ano passado, Boa Vista foi destaque no jornal O Estado, o quarto com maior tiragem no Brasil e o maior em circulação no Estado de São Paulo. Sendo a Capital brasileira localizada mais ao norte do Brasil, Boa Vista foi destacada pelo periódico paulista pela organização e simplicidade, atributos que a tornam agradável, pois “mantém como roteiro turístico atrações para todos os gostos”, conforme a matéria.
O Correio Braziliense, considerado o quarto maior e mais antigo jornal do país, dedicou todo o caderno de Turismo da edição de 8 de agosto do ano passado às belezas naturais, ao povo e à cultura de Roraima. Além de pontos turísticos da cidade, como o Monumento aos Pioneiros e a Igreja Matriz, construção do início do século passado, a gastronomia boa-vistense também foi motivo de destaque.
A Superintendência de Turismo da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec) tem feito um trabalho para pôr em evidência outras características da cidade, como as praias do Rio Branco. Ali são realizados esportes aquáticos e os Jogos de Verão, opções para quem quer provar diversas modalidades de esportes de aventura, a exemplo do que ocorreu nas férias de janeiro e fevereiro deste ano.
Por meio do trabalho da Prefeitura de Boa Vista, a revista de bordo da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, a Azul Magazine, divulgou reportagem intitulada “A magia de um gigante”, mostrando a exuberância do Monte Roraima, além dos destaques para os esportes aquáticos em praias de água doce.
Outra publicação de circulação nacional, a revista eletrônica Exame, divulgou no ano passado uma pesquisa que colocou Boa Vista entre as 50 melhores cidades do Brasil para se viver. A pesquisa levou em conta fatores como governança, qualidade de vida, saúde, educação, segurança pública, saneamento básico e economia. No item governança, fator que leva em conta o modelo de gestão da prefeitura, Boa Vista obteve sua melhor pontuação.
“Esse é um trabalho de valorização da nossa cultura e divulgação da região. Muita mídia espontânea surgiu com essas divulgações em grandes veículos e feiras internacionais. Os jornais se interessaram pelo destino Roraima. A prefeitura vai continuar trabalhando com empenho, de forma responsável, para que continue sendo reconhecida não somente aqui na região norte, mas nacionalmente”, declarou a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (PMDB).
A prefeitura mantém um site exclusivo para destacar a importância do turismo. Ao acessar www.boavista.rr.gov.br/turismo, pode-se encontrar os mais diversos assuntos que envolvem o setor, bem como galerias de fotos. Ou seja, dados que realçam a importância do turismo na capital roraimense.
REDES SOCIAIS – Durante o mês de março, estará sendo realizada a campanha “Boa Vista, quem conhece se apaixona” nas redes sociais. O internauta pode participar publicando no seu Instagram ou no Youtube um vídeo, ou foto que demonstre todo o seu amor pela a cidade. É preciso usar a ?hastag #?EuAmoBV? e desafiar os amigos a participarem também.
O primeiro a homenagear a cidade foi o paraquedista mundialmente conhecido, Luigi Cani, que esteve no extremo norte para viver algumas das aventuras mais impressionantes de sua carreira. Ele foi o primeiro a sobrevoar de wingsuit o místico Monte Roraima, na fronteira com a Venezuela.