Como parte da programação da Semana Acadêmica do Centro Universitário Estácio da Amazônia, os alunos dos cursos de Publicidade e Design Gráfico participam, nesta terça-feira (26), de uma palestra sobre a formação do profissional da fotografia, com o professor Marcelo Mora.
Segundo ele, o tema visa destacar a importância da formação para atuar no mercado de trabalho atual, que é cada vez mais tecnológico e desafiador. “O fotógrafo hoje possui diversas formas para se qualificar e criar um portfólio bem mais exigente para com seu trabalho, onde oferece serviços que antes eram oferecidos apenas por um grupo seleto de profissionais temáticos”, analisa.
O desafio cada vez maior do profissional da fotografia é encontrar nichos de mercado nesse momento em que quase todo mundo tem uma câmera na mão com o seu smartphone.
O professor afirma que não só essa a questão, mas o lançamento de novos produtos para os profissionais, tem aprimorado cada vez mais a competitividade no mercado, e criando sempre novos nichos. “Nós temos no mercado a fotografia de arquitetura e decoração, temos bancos de dados, fotografia autoral, de eventos, fotojornalismo, dentre outros.
Tudo isso ainda é uma gama que existe para se ganhar dinheiro, além de publicidade, restauração de fotos e armazenamento de fotos. Portanto, nesse meio quando você se qualifica e leva até o seu cliente um portfólio maior tem um leque de opções dentro da fotografia”, reforça.
A criação de um portfólio exigente, inclusive, terá um espaço especial dentro da palestra do professor Marcelo Mora. Segundo ele, o mercado atual tem exigido cada vez mais dos profissionais um aprimoramento constante. Mora analisa, por exemplo, o portfólio do fotógrafo específico de eventos, que tem a cada momento encontrado nichos diferentes dentro da profissão. “É preciso mostrar um diferencial e um avanço dentro do portfólio com novos aspectos.
Hoje, por exemplo, dentro dos nichos de mercado oferecidos a gente começa a ver empresas se especializando em arquivos, bancos de imagens, mas que estão trabalhando a pós-produção desse material, ou seja, o fotógrafo passa a ter agências que trabalham toda a pós-produção sem a necessidade de contratar alguém para fazer essa pós. A pós-produção é o trabalho de melhorias de imagens, que vão para determinado material publicitário ou gráfico”, explica.
Ele completa afirmando que a capacitação constante é importante para que o profissional entenda as mudanças que acontecem junto com o surgimento das novas tecnologias e o processo de ampliação dos conceitos da fotografia dentro do mercado.
“Antigos fundamentos da fotografia começam a perder sustentação diante de processos como, por exemplo, a produção digital de imagens, que envolve também o vídeo, cinema e novas formas de interação de imagens, como as próprias redes sociais. Então tudo isso vai dando mais vazão a especialização do fotógrafo em diversas áreas para poder encontrar clientes específicos dentro da área do marketing, da publicidade”, conclui.