Cotidiano

Mesa Diretora do Cosems toma posse nesta terça

Cerimônia do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde acontece a partir das 16h

O Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) dará posse a nova mesa diretora por mais dois anos. A cerimônia acontece nesta terça-feira, 03, às 16 horas, no Edifício Ideias e Negócios. A posse será dada pelo secretário Nacional do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Para assumir a presidência da mesa diretora, a secretária de Saúde do Município de Iracema, Ivanilde Ferreira de Oliveira foi eleita pelos secretários municipais de saúde. O vice-presidente será o secretário de Saúde do Uiramutã, Gilson Almirante.

Ao todo, dez pessoas serão empossadas durante a solenidade. Os demais cargos são de primeiro e segundo tesoureiro, primeiro e segundo secretário-geral, presidente do conselho fiscal e primeiro e segundo membro do conselho fiscal.

De acordo com o Estatuto do Cosems, uma das atribuições da mesa diretora é coordenar a organização e funcionamento do Conselho, representando onde for necessário. Acompanhar os eventos de interesse do setor saúde, mobilizando os secretários Municipais de Saúde do Estado e a nível regional e nacional, também é tarefa da diretoria do conselho.

HISTÓRICO

Os primeiros passos para a criação do Cosems foram dados em 1986, ano da 8ª Conferência Nacional de Saúde considerada marco do movimento da reforma sanitária e da saúde pública brasileira.

Durante o encontro, formou-se pela primeira vez, a Comissão de articulação de Municípios. Em 2003, começou a ser gestado, o Cosems de Roraima. Em 2014, o conselho passou a ter sede própria e assim criado o corpo técnico que integra uma secretária executiva.

O Cosems/RR é uma associação privada sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado, que tem a finalidade de congregar e articular as secretarias municipais de saúde e seus respectivos gestores para atuação em prol do desenvolvimento da saúde pública, observando os princípios e diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde), promovendo ações conjuntas que fortaleçam a descentralização política, administrativa e financeira do SUS.

Fonte: Cosems/RR