O deputado federal Nicoletti (PSL) apresentou nesta segunda-feira (25), na Câmara dos Deputados, documento requerendo a criação de Comissão Externa para tratar sobre as consequências da crise na Venezuela. Se aprovado, o órgão técnico a ser instalado será formado por deputados e terá como foco analisar a situação em Roraima, que já enfrentava estado de calamidade financeira e teve sua situação agravada após o cenário de violência verificado na região fronteiriça entre Roraima e a Venezuela durante todo o fim de semana.
No domingo (24), o governador de Roraima, Antonio Denarium, chegou a assinar decreto de calamidade pública na Saúde do Estado. Depois do acirramento dos confrontos na fronteira, o número de atendimentos do Hospital Geral de Roraima (HGR), principal unidade da rede e a única a realizar procedimentos de alta complexidade, aumentou significativamente, sobrecarregando as unidades de terapia intensiva e a ocupação dos leitos.
A expectativa é que o requerimento seja pautado na sessão deliberativa desta terça-feira (26).
“A crise na Venezuela afeta diretamente o Brasil, em especial o Estado de Roraima que já se encontra em uma situação de profundo desequilíbrio nas contas públicas, que tem reflexos em serviços essenciais como saúde, segurança e educação. Vamos articular para que essa comissão seja instalada o mais rápido possível para subsidiar as próximas ações do governo federal, resguardando, sobretudo, o lado brasileiro da fronteira e as condições de vida da população roraimense”, reforçou o parlamentar.