No começo da noite da segunda-feira, 25, uma equipe da Força Tática, que compõe o Batalhão de Operações Especiais (Bope) conseguiu apreender um adolescente de 17 anos que havia tentado praticar um assalto momentos antes.
A equipe informou ter sido acionada para atender uma ocorrência de assalto em andamento na Rua Francisco Anacleto da Silva, bairro Alvorada, próximo à garagem de ônibus. Chegando ao local, os policiais encontraram várias pessoas em volta do suspeito na tentativa de linchá-lo.
Os policiais afastaram todos para resguardar a integridade física do menor e o detiveram. Logo em seguida, foi feito contato com a vítima, de 35 anos, que declarou que o menor tentou assaltá-la quando transitava pela Rua Francisco Anacleto da Silva, próximo ao seu local de trabalho.
De acordo com a vítima, o infrator teria passado por ela em uma motocicleta roxa com outro homem e poucos metros à frente retornaram e pararam perto dela. O garupa saltou da moto e anunciou o assalto, exigindo o celular do homem, que se recusou a entregar e decidiu reagir, agarrando-se ao suspeito e gritando por socorro.
Enquanto ambos travavam uma luta, o menor gritava “atira, atira nele” e tentou atirar na vítima, mas não teve sucesso porque a arma falhou. Testemunhas que estavam próximos ao local ouviram os gritos da vítima e correram para ajudá-la, momento em que o comparsa fugiu.
Um policial militar do Bope, à paisana, passava pelo local do crime e também auxiliou na detenção do infrator, impedindo que os moradores revoltados continuassem com as agressões. Indagado a respeito do assalto, o menor informou que o suspeito que havia fugido tem 16 anos. Era ele quem pilotava a moto Honda Fan, placa NAM-7761. Ainda segundo informações do adolescente apreendido, a motocicleta utilizada na tentativa do assalto tinha sido roubada dois dias antes e foi entregue para ele com uma arma para praticar crimes pela cidade. Quem as entregou foi um jovem, de 18 anos, que também foi preso.
Os suspeitos foram conduzidos ao 5° DP para as providências legais. A arma foi apreendida.