JOSELINDA LOTAS
E MINERVALDO LOPES
Conforme adiantado pela coluna Parabólica de terça-feira, 27, o prazo para manifestação de candidatos interessados em concorrer a uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR) terminou na segunda-feira, 25. Ao todo, doze nomes concorrem a vaga.
Iniciado no dia 27 de novembro do ano passado, após do falecimento do conselheiro Essen Pinheiro Filho, ocorrido em janeiro do mesmo ano, o processo para a escolha do novo conselheiro do TCE passou por vários percalços até a definição do grupo responsável por analisar o nome dos candidatos a vaga em disputa.
Para quem não se lembra, logo após a publicação do edital 001/2018, o Ministério Público de Roraima (MPRR) recomendou que a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizasse mudanças no documento, em razão de irregularidades que inviabilizavam, entre outras situações, a devida confirmação dos requisitos necessários para o exercício da função.
Após atender as recomendações do MP, o processo foi retomado e os candidatos já foram selecionados pela comissão especial da Assembleia. Entre os critérios para assumir o cargo, é preciso ter entre 35 e 65 anos, ser brasileiro, ter idoneidade moral e reputação ilibada, ter mais de 10 anos de atividade profissional nas áreas jurídica, econômica, de administração pública e contábeis.
CONHEÇA ALGUNS DOS CANDIDATOS
Brito Bezerra (Foto: Divulgação)
BRITO BEZERRA – Natural da cidade de Milagres (CE), Francisco José Brito Bezerra é deputado estadual pelo Partido Progressista (PP). É técnico agropecuário formado pela Escola Agrotécnica Federal de Crato, atualmente Instituto Federal do Ceará – Campus Crato, e bacharel em Administração de Empresas e Direito pela Faculdade Atual da Amazônia.
Veio para Roraima em 1993, tendo ingressado no serviço público na Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima), onde trabalho por 12 anos. No Matadouro e Frigorífico Industrial de Roraima (Mafir), onde atuou até 2002, ele exerceu diversos cargos, dentre eles gerente de Projetos de Integração Avícola.
Graças à experiência adquira na iniciativa pública, tornou-se diretor executivo da Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de Roraima (ADARR), filiada à Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD).
Brito Bezerra é atualmente deputado estadual e está em seu terceiro mandato. Elegeu-se pela primeira vez com 3.664 votos, sendo o candidato mais bem votado das eleições de 2010. Foi reeleito em 2014 com 5.838, sendo escolhido líder do Governo Suely Campos. Nas eleições 2018, o parlamentar conquistou 5.307 votos, sendo o quarto mais bem votado entre os candidatos.
João de Carvalho (Foto: Divulgação)
JOÃO DE CARVALHO – Nascido na Paraíba, João de Carvalho tem 63 anos. É Advogado, Professor da Educação Básica e Superior. Chegou a Roraima em março de 1981. Antes de trilhar o caminho do Direito, foi professor e diretor de diversas escolas do ex-Território de Roraima.
Carvalho possui Especialização, Mestrado e Doutorado em Direito Internacional e Doutorado em Ciências da Educação, servidor público, com mais de 40 anos de serviço. Foi assessor Técnico Legislativo por 27 anos. Participou da implantação do Estado com a Assembleia Constituinte.
Durante seus 27 anos pela Assembleia Legislativa atuou na formação política de Prefeitos e Vereadores e no assessoramento institucional do poder, e nas principais Leis de estruturação do Estado. Atualmente é secretário-Adjunto do Gabinete Civil.
Jorge Everton (Foto: Divulgação)
JORGE EVERTON – Natural da cidade de Aracaju (SE), Jorge Everton Barreto Guimarães tem 44 anos, é delegado da Polícia Civil e atualmente exerce o mandato de deputado estadual, pela segunda vez, pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Além de possui formação na área de segurança pública, fato que lhe conferiu o cargo de delegado-Geral da Polícia Civil, ele também foi diretor do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR).
Na primeira eleição que disputou em 2014, Everton acabou sendo eleito com 4.005 votos, sendo o décimo parlamentar na colocação geral. Focou o seu mandato na habitação gratuita para pessoas de baixa renda, isenção do IPVA para condutores de motocicletas de até 150 cilindradas e projetos para áreas de saúde, educação e segurança pública. Também foi responsável pela instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do sistema prisional.
O parlamentar disputou a reeleição em 2018, conquistando 5.033 votos.
Kildo Neto (Foto: Divulgação)
KILDO NETO – Natural de Boa Vista, Kildo Pereira de Melo Neto tem 35 anos, é graduado em Administração pela Faculdade Cathedral e começou a carreira profissional aos 18 anos, na Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan).
Também atuou no Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR), foi analista da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), chefe do Controle Interno da Agencia de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), diretor do Departamento de Trabalho, Emprego e Renda (Sine) da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) e subsecretario no Tribunal de justiça de Roraima (TJRR).
Atualmente é coach executivo é empreendedor no ramo de treinamentos e capacitação e desenvolvedor de projetos sociais voltados à educação financeira e comportamental. Além de administrador formado e registrado junto ao Conselho Regional de Administração (CRA), Kildo Neto é pós-graduado em Auditória Fiscal e Tributaria, tem MBA em Gestão Financeira, Contabilidade e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), pós-graduação Internacional pela Universidade de Ohio e MBA em Direito Tributário e Contabilidade.
Lurene Júnior (Foto: Divulgação)
LURENE JÚNIOR – José Lurene Nunes Avelino Júnior é roraimense, tem 48 anos e é delegado da Polícia Civil. Formado em Direito pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), ele é também especialista em Direito Tributário, Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Engenharia Eletrotécnica pela Escola Técnica Federal do Amazonas (ETFAM).
Júnior já ocupou os cargos de secretário-Chefe da Casa Civil em 2014, foi consultor técnico do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR) por sete anos, e professor da Escola Técnica Federal de Roraima (ETFRR), hoje Instituto Federal de Roraima (IFRR).
Antes de se tornar delegado de polícia, ele advogou na área civil e tributária, tendo inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima (OAB-RR), onde foi conselheiro da Seccional. Também foi membro do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
Nas eleições gerais de 2018, Lunere Nunes concorreu ao cargo de deputado federal, obtendo 8.907 votos, ficando com a vaga de 1º Suplente na sua coligação.
Maria Dantas (Foto: Divulgação)
MARIA DANTAS – Maria Dantas Nóbrega é natural da Paraíba, mas reside em Roraima desde 1993. É bacharel em Direito pela Faculdade Cathedral e em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Tem pós-graduação em Docência em Ensino Superior e Gestão no Agronegócio.
Na sua trajetória profissional trabalhou como Secretaria da Setrabes , diretora geral da casa do cidadão e diretora de Habitação da Codesaima , foi superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), assessora de comunicação da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR) e do Sistema FAERR/SENAR. Foi assessora parlamentar, professora substituta do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Roraima (UFRR), professora de várias escolas estaduais, sendo inclusive vice-diretora da Escola Maria das Dores Brasil.
Maria Dantas também foi vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (Sinjoperr), membro do Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil, membro da Comissão de Emprego e Renda do Estado, secretária executiva da Agenda Criança-Unicef, além de outros conselhos do Estado. Atualmente ela é assessora da Escola Municipal de Administração (Emap).
Walker Thomé (Foto: Divulgação)
WALKER THOMÉ – Formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Direito pela Faculdade Cathedral, o roraimense Walker de Oliveira Thomé tem 44 anos. Possui especialização em Gestão e Auditoria Pública também pela UFRR.
Além de profissional autônomo, Walker Thomé atuou com assistente legislativo pela Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV), técnico de tributos da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e auditor fiscal de contas do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR).
DESISTÊNCIA – Outro que também teve a candidatura confirmada pela comissão especial da ALE foi deputado estadual Jorge Everton, que além de delegado-geral da Polícia Civil, também já foi diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR).
Entretanto, o parlamentar confirmou a reportagem da FolhaWeb que pretende retirar sua candidatura da disputa, alegando motivos pessoais. “Estou apenas aguardando o retorno das atividades do Legislativo após o carnaval, para apresentar o pedido de retirada de candidatura junto à comissão”, completou.