Polícia

Cipa prende dois por transporte e armazenamento ilegais

Após uma denúncia, policiais foram informados sobre uma grande quantidade de combustível armazenado no terreno de uma casa

Em mais uma operação da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa), às 21h de quarta-feira, 27, dois homens foram presos por transporte e armazenamento ilegais de combustível. A abordagem ocorreu na Rua Midiã, bairro Nova Canaã, e os policiais chegaram ao endereço depois de receberem uma denúncia anônima.

Conforme o denunciante, uma caminhonete, modelo Chevrolet S10, com característica de veículo que transporta combustível para o garimpo, estava carregada de galões. A partir da denúncia, os policiais também ficaram sabendo que havia uma grande quantidade de combustível armazenado no terreno de uma residência.

A Cipa fez um patrulhamento na Rua Midiã e encontrou a picape entrando no imóvel com muitos corotes na carroceria. Quando pararam o veículo, os policiais descobriram que se tratava de transporte e armazenamento de combustível em desacordo com a legislação em vigor, pois não atende às especificações da lei de crimes ambientais (8.176/91) e das normativas 1.644/06 e 420/04 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Os policiais apreenderam dois mil litros de combustível armazenados em 40 corotes de 50 litros, deixando evidente o ato delituoso, além de mais de mil reais com um dos suspeitos.

O proprietário do veículo informou que foi contratado apenas para o frete da carga, enquanto o outro homem assumiu aos policiais ser o proprietário da residência, de todo combustível e dos outros 39 corotes de 50 litros que iria continuar abastecendo, caso não fossem flagrados. Com tudo pronto, em poucos dias o combustível seguiria para o garimpo.

Diante das irregularidades, todo material, os veículos e os envolvidos foram conduzidos ao 5º Distrito Policial.

“É importante saber que o transporte/armazenamento inapropriado de combustível é crime ambiental previsto no art. 56 da Lei 9.605/98 e deve estar de acordo com a legislação vigente, pois o não cumprimento dessas diretrizes acarreta risco para população”, destacou a equipe da Cipa.

Depois de serem ouvidos pela delegada de plantão, os dois suspeitos foram autuados em flagrante e permaneceram detidos até a manhã de ontem, dia 28, quando foram apresentados à Justiça em audiência de custódia.