Cotidiano

Especialista dá dicas para quem vai viajar e cair na folia

Especialista dá dicas de segurança para quem vai viajar e cair na folia

O carnaval chegou e com ele um feriadão com muita festa, folia e, muitas vezes, alguns foliões que cometem excessos na bebida ou não se previnem contra roubos e furtos. Para orientar e dar dicas a quem for viajar no período ou cair na farra, a Folha ouviu a especialista em segurança pública Carla Domingues sobre a necessidade de tomar alguns cuidados para que a diversão seja garantida e que os brincantes possam ficar em segurança durante as festas.

Para quem vai viajar e deixar a casa sem uma pessoa cuidando, Carla orientou que a primeira providência é se certificar de que as portas e janelas ficaram bem trancadas e as luzes apagadas, além de informar aos vizinhos dos lados e da frente que você está viajando. Peça que observem diariamente a residência e acionem a polícia pelo 190 se suspeitar de algum movimento no imóvel, além de entrar em contato com o dono da casa.

“Essa de deixar luzes acesas é um indicativo para os criminosos de que não tem ninguém em casa e começam a monitorar a residência. Então, é deixar todas as luzes apagadas. O ideal é ter sempre um bom diálogo com os vizinhos e comunicar sua ausência quando for viajar”, afirmou. 

BEBIDAS

Carla ressalta a importância que se deve ter ao consumir bebidas alcoólicas. Ela destaca que as pessoas estejam sempre atentas às bebidas que são comercializadas e não aceitar produtos sem o lacre de segurança ou que possuam danos na embalagem. Evite deixar copos ou garrafas longe de seus olhos, certifique-se sempre de mantê-los por perto e, caso se descuide, não consuma.

“Nunca aceitar bebidas de outras pessoas, pois nunca sabemos de suas intenções e podem estar ‘batizadas’ com conteúdos ilícitos que causam danos à saúde e à integridade de quem ingerir. O ‘Boa noite, Cinderela’ é um dos mais conhecidos. Por isso, é bom andar sempre em grupos”, alertou.

TRÂNSITO 

Seja responsável e não misture álcool com direção. Se estiver nos planos consumir bebidas alcoólicas, opte por transportes públicos ou táxi para se locomover. Grande parte dos acidentes de trânsito ainda se dá por conta do consumo de álcool antes de dirigir.

“Então, se for beber, não dirija, pegue um táxi ou um aplicativo, até para que brinque mais à vontade e não enfrente problema, como onde estacionar seu carro”, lembrou. “Mas nunca pegue carona com desconhecidos”, alertou.

Ande por vias movimentadas, evite caminhos com pouco fluxo de pessoas ou que não sejam bem iluminados. “Esses tipos de rotas podem parecer mais rápidas, mas, em contrapartida, são locais vulneráveis e ótimos para o ataque de meliantes”, disse.

CELULAR

Outro cuidado importante é evitar o uso do celular e deixar aparelhos eletrônicos à mostra nos bolsos. O ideal é levar uma pequena bolsa a tiracolo e deixá-la à sua frente. “Além de evitar levar bolsas, documento apenas a identidade, tomar cuidado com esbarrões, pois é ai que podem acontecer os furtos de carteiras e celulares. Levar apenas o dinheiro suficiente para a folia, de preferência trocado, e não ficar ostentado na rua”, aconselhou.

CRIANÇAS

Ao levar crianças e menores para a folia, faça um informativo em forma de crachá ou pulseira contendo o nome da criança, do responsável e um número telefônico para entrar em contato. “Se você se deparar com alguma criança perdida, leve-a para o centro policial”, disse. “No caso dos pais, oriente seus filhos sempre a buscar ajuda de autoridades e ensine-os a reconhecê-las. Informe também os riscos de conversar ou aceitar quaisquer tipos de bebidas e doces de estranhos”, alertou.

BRIGAS

Se acontecerem brigas ou confusões entre os foliões, mantenha-se à distância. “Caso veja alguma situação suspeita ou ação perigosa, informe às autoridades que estejam no local. Em hipótese alguma entre em confronto, escolha sempre a ajuda de policiais e profissionais que estejam cuidando da segurança”.