JOSELINDA LOTAS
E MINERVALDO LOPES
Como adiantamos em matéria publicada na quinta-feira, 28 de fevereiro, a comissão especial da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) definiu os nomes dos candidatos que vão concorrer a uma vaga para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.
A vaga, segundo apuração feita pela FolhaWeb, está em aberto desde o falecimento do conselheiro Essen Pinheiro, falecido em janeiro de 2018. Entre os critérios para assumir o cargo, é preciso ter entre 35 e 65 anos, ser brasileiro, ter idoneidade moral e reputação ilibada, ter mais de 10 anos de atividade profissional nas áreas jurídica, econômica, de administração pública e contábeis.
Além dos deputados estaduais Brito Bezerra e Jorge Everton, do coach empresarial Kildo Neto, da professora universitária Maria Dantas, do doutor em ciências da educação João de Carvalho, do delegado de polícia Lurene Júnior, e do engenheiro civil Walker Thomé, a vaga de conselheiro do TCE também e disputada pelos seguintes candidatos:
Eliane Marques (Foto: Divulgação)
ELIANE MARQUES – Natural da cidade cearense de Jaguaruana, Maria Eliane Marques de Oliveira tem 57 anos e é bacharel em Direito. Ela também foi a única mulher eleita para a lista sêxtupla para o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) em 2001.
Possui experiência de 30 anos na área de advocacia e mais de 20 anos de serviços públicos, já trabalhou com assessora técnica do gabinete Presidência e Controladoria Geral de Contas Públicas do próprio TCE, no período de 2011 a 2019, além de já ter atuado como assessora parlamentar na ALE entre 2005 a 2011. Presidiu o tribunal de Ética da OAB/RR, atuou como conciliadora do Juizado Especial. Participoi da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RR, Conselheira Seccional da OAB/RR. Atualmente Assessora Jurídica o Tribunal de Justiça de Roraima.
Sebastião Ernesto (Foto: Divulgação)
SEBASTIÃO ERNESTO – Sebastião Ernesto Santos Anjos nasceu em Santarém (PA) e tem 49 anos. É formado em Direito pela Universidade da Amazônia (Unama) e é especializado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Exerce atualmente a função de analista administrativo jurídico no TCE, além de também ter experiência na área de ciências políticas, com ênfase em teoria do direito.
Mário Rocha (Foto: Divulgação)
MÁRIO ROCHA – Mário de Souza da Rocha nasceu em Boa Vista e tem 60 anos. É formado em Administração pela Faculdade Anhanguera de Brasília, Ciências Contábeis e Gestão Financeira pela Faculdade Cathedral.
Rocha já foi chefe de contabilidade da Empresa Pública de Telecomunicações (Telemar), entre 1978 a 1996, juiz classista do Tribunal do Trabalho da 11ª Região, entre 1989 a 1995, e superintendente Regional do Trabalho, entre 2009 a 2011. Atualmente é perito em Cálculos Judiciais Trabalhistas.
Gladys Brasil (Foto: Divulgação)
GLADYS BRASIL – Natural de Porto Alegre (RS), Gladys Matilde Bueno Brasil tem 65 anos, é bacharel em Direito pela Faculdade Cathedral e tem experiência em contabilidade.
Trabalhou no TCE no período de 1991 a 2001 e é servidora pública federal.
Francisco Batista (Foto: Divulgação)
FRANCISCO BATISTA – Francisco Lima Batista nasceu em Boa Vista, tem 55 anos, é formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) é Advogado, formado em Direito pela Faculdade Atual da Amazônia. Tem especialização em Consultoria de Micro e Pequenas Empresas, e MBA em Auditoria Pública, além de mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).
Trabalhou na Secretária do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), na SUFRAMA, BANRORAIMA, BANER e atualmente é funcionário do próprio TCE.
VEJA MAIS