Mundo Pet

O que pode causar alergia nos pets?

Entenda os tipos de alergias e como elas podem acometer cães e gatos

cachorro se coçando sarna
(Créditos: iStock/ photo-vista.de)

Alergias entre cães e gatos podem ser mais normais do que se imagina. Inclusive, muitos tutores podem não saber quais são os agentes causadores ou como lidar com esses problemas, que podem desencadear fortes incômodos ou até mesmo questões ainda maiores com os pets.

Existem alguns pontos que podem piorar ainda mais esses quadros de alergias entre os animais de estimação, e um dos mais comuns são as alergias alimentares. Nesse caso, elas são causadas pela presença de determinados ingredientes nas rações e nos alimentos oferecidos aos pets. Muitas vezes, os tutores não percebem que isso pode ser um causador, o que demanda ainda mais atenção. Isso pode englobar desde proteínas até mesmos itens ocultos, como aditivos e conservantes.

Entre os sintomas das alergias causadas por alimentos, estão problemas intestinais, gástricos e até mesmo reações na pele. Além disso, existem também alergias que são chamadas de ambientais.

Alergias ambientais são aquelas causadas por fungos, pólen, poeira e ácaros. Estes, inclusive, são grandes vilões quando se fala de alergias. E se engana quem pensa que esse tipo de alergia afeta os pets apenas em um determinado momento do ano – pelo contrário, os animais podem ser vítimas em várias fases do ano e com diferentes temperaturas. Quanto aos sintomas, esse tipo de alergia costuma causar problemas nos olhos, vermelhidão, feridas na pele, queda de pelos, coceira e problemas respiratórios.

Outro tipo de alergia bastante comum entre os pets é a DAPP, conhecida popularmente como “alergia à picada de pulga”. Inclusive, esta é a alergia que mais acomete os animais de estimação. A DAPP é causada por uma reação alérgica à saliva da pulga, e uma única picada pode desencadear uma reação intensa. Há a possibilidade de haver sintomas mais leves, como  vermelhidão, feridas na pele e queda de pelos, mas também casos extremos, que levam à morte.

Como prevenir quadros de alergias em pets?

Existem algumas formas de prevenir alergias em bichos de estimação. Opte por rações hipoalergênicas, mantenha o ambiente de convivência dos pets sempre limpo, use regularmente antipulgas e carrapaticidas e faça acompanhamento constante com veterinários.

Mas, para evitar problemas maiores, é sempre importante estar atento aos primeiros sinais que um animal de estimação pode demonstrar, sendo este um dos principais pontos de alerta.

Como tratar alergias em pets?

Existem alguns tratamentos direcionados para aliviar e tratar os sintomas de alergia. É importante, portanto, frisar que o acompanhamento veterinário é sempre fundamental nesses casos. Existem várias opções de medicamentos, como o Apoquel, que tem se destacado no tratamento de alergias em cães. Esses medicamentos ajudam a tratar sintomas como coceira, por exemplo, que geralmente são um dos principais indícios de alergia entre os pets.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.