Cotidiano

Roraima terá setor de radioterapia para atender pacientes

Governador visita obras e disse que pacientes terão atendimento humanizado

O governador Antonio Denarium vistoriou o andamento das obras da Unidade de Radioterapia, acompanhado dos secretários da Saúde, Ailton Wanderley e da Infraestrutura, Edilson Lima e do deputado federal Hiran Gonçalves, que articulou a liberação dos recursos junto ao Ministério da Saúde.

Denarium explicou que Roraima é o único Estado que não tem centro de radioterapia, e com esta unidade os pacientes vão poder realizar o tratamento perto de suas famílias e, assim melhorar a qualidade na assistência oncológica.

O deputado federal Hiran Gonçalves disse que este é o resultado de mais de quatro anos de articulação junto ao Ministério e que agora com este Centro, aliado com os profissionais da saúde que o Estado já dispõe, o ciclo de tratamento ao câncer será completo.

O prédio está sendo construído próximo ao Hospital Geral de Roraima (HGR), por trás do Laboratório de Anatomocitopatologia de Roraima (Laper). O projeto inclui a construção do bunker (espaço destinado para instalação do aparelho de radioterapia) e a aquisição de um acelerador linear, equipamento usado para o tratamento de radioterapia em pacientes com câncer.

 Além disso, como parte do processo de expansão do atendimento a pacientes com câncer em Roraima, técnicos de radiologia da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima (Unacon-RR) estão sendo capacitados pelo Ministério da Saúde.

Dois profissionais da unidade foram qualificados em São Paulo. Outros três técnicos de radiologia da Unidade passaram por um curso técnico em radioterapia na Bahia.