Política

Cirurgias eletivas voltarão em abril, diz secretário

Retomada das cirurgias depende da regularização do abastecimento de medicamentos e material hospitalar

LEO DAUBERMANN

As cirurgias eletivas no Hospital Geral de Roraima (HGR) e no Hospital-Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, que estão suspensas por determinação do Conselho Regional de Medicina (CRM-RR), voltarão a ser realizadas em abril. A afirmação é do secretário estadual de Saúde, Ailton Wanderley, feita em entrevista ao programa Agenda da Semana, na Rádio Folha FM 100.3, nesse domingo, 10.

“Até o fim de março, estaremos com a regularização do abastecimento de materiais hospitalares e medicamentos. A partir daí, faremos um trabalho de entendimento junto ao Conselho Regional de Medicina para que as duas unidades de centro cirúrgico, tanto no HGR como na maternidade, voltem a funcionar. Creio que em abril as cirurgias eletivas devem estar sendo retomadas”, afirmou.

A decisão do CRM-RR de suspender as cirurgias eletivas, aquelas não prioritárias e que não colocam em risco a vida dos pacientes, foi motivada pela falta de material básico e medicamentos nas unidades de saúde. De acordo com o secretário de Saúde, foram comprados remédios e material hospitalar, em regime de urgência, para resolver o problema de abastecimento.

“Parte desse material já está sendo entregue. Fizemos a compra emergencial, respaldados pela lei. Existe um trabalho muito grande da secretaria junto aos órgãos de controle, tanto o Tribunal de Contas do Estado como Tribunal de Contas da União, no sentido de que a gente possa trabalhar em conjunto, para resolvermos essas situações”, acrescentou.

Ainda conforme Wanderley, após a retomada do serviço, as cirurgias eletivas serão feitas segundo a gravidade, sendo a avaliação feita por um especialista.

“Temos uma lista única do SUS [Sistema Único de Saúde] dessas cirurgias, mas existe um sistema de regulação dentro do HGR que prioriza as cirurgias mais emergenciais. E dentro da lista de prioridades, o médico vai qualificar qual cirurgia tem mais urgência”, ressaltou.

Segundo o secretário estadual de Saúde, após a reabertura do centro cirúrgico, a ideia é realizar mutirões para “desafogar as filas e permitir que as pessoas possam ser operadas e voltar às suas atividades normais”.

HOSPITAL DAS CLÍNICAS – Uma das prioridades da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), segundo Ailton Wanderley, é implementar o atendimento de pronto-socorro no Hospital das Clínicas, localizado no bairro Pintolândia, além de criar algumas áreas de especialidades.

“A maior parte da população está lá na Zona Oeste. Então, se a gente usar o Hospital das Clínicas para atendimento de algumas especialidades, além dos primeiros socorros, vamos diminuir a demanda do HGR e do [Hospital] Coronel Mota, dando mais comodidade aos moradores daqueles bairros”, disse.