No dia 1º de abril a Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) dará início a 37a Campanha para vacinar o rebanho bovino e bubalino (búfalos) do Estado. A meta é de uma cobertura vacinal de 100% para garantir a saúde dos animais.
Nessa campanha, a vacinação será modificada na dosagem. Ao invés de 5 ml passará a ser de 2ml. A alteração é uma determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Segundo informou Marcos Eugênio, médico Veterinário e coordenador do Programa de Febre Aftosa, a redução da posologia de 5 ml para 2 ml, bem como, a modificação na composição de trivalente [com três tipos de vírus, O, A e C] para bivalente [com dois vírus, O e A] trará um ganho ao produtor, já que haverá uma redução nas reações [abscessos].
“Apesar de a retirada de uma cepa e redução no volume, a vacina segue com a mesma eficiência na proteção da saúde dos animais contra o vírus da febre aftosa,” esclareceu Marcos Eugênio, ao acrescentar que as reações adversas que eram provocadas com a vacina antiga também vão diminuir com a nova dosagem.
O presidente da Aderr, Gelb Platão, destacou a importância da mudança na dosagem. “Devemos atentar para o fato de que a retirada de um produto chamado saponina vai reduzir o número de abscessos, diminuindo as perdas no matadouro e consequentemente sobrando mais dinheiro para o produtor”, enfatizou.