
Alunos e professores do Instituto Insikiran, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), relataram passar por dificuldades após o recesso do Restaurante Universitário (RU). O local foi fechado para férias dos funcionários na última segunda-feira (24), no entanto, esta não seria a primeira vez que o fechamento do serviço prejudica os acadêmicos.
Segundo a professora Mariana Cunha, o RU suspendeu as atividades sem considerar o calendário acadêmico dos cursos de Licenciatura Intercultural, Gestão Territorial, e Gestão de Saúde Coletiva, que continuam em funcionamento diuturnamente durante este período. A falta de refeição forçou muitos alunos a deixarem o campus, já que dependem do RU para o almoço.
Em vídeos, os acadêmicos registraram a insatisfação pela situação. “Estamos solicitando à reitoria da Universidade que o restaurante seja aberto pois nós ainda estamos em atividade e não podemos ser prejudicados. Estamos necessitados dessa refeição pois temos atividades pela manhã e pela tarde”, destacou um dos estudantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O problema teria sido levado à administração superior, com o reitor e o pró-reitor da UFRR sendo acionados. Ainda conforme as informações, a resposta inicial foi buscar soluções emergenciais, como o fornecimento de marmitas para os alunos, mas a ideia foi descartada.
Apesar da situação, os estudantes e professores relataram que a falta de respeito ao calendário acadêmico, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), é evidente. “Não é a primeira vez que isso acontece, o RU e a biblioteca sempre tiveram essa postura. Somos cursos com calendário específico, mas a gestão superior não considera essa especificidade”, afirmou a professora do curso de Licenciatura Intercultural.
A reportagem da Folha procurou a assessoria da Universidade Federal. Confira a nota na íntegra:
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (PRAE), pasta responsável pelo Restaurante Universitário (RU) da UFRR, informa que o período de recesso do RU é de conhecimento da comunidade acadêmica da instituição, visto que segue o recesso dos cursos de graduação conforme o Calendário Acadêmico. A PRAE destaca ainda que apenas dois cursos de graduação da UFRR continuam em atividade neste período de recesso. Ambos os cursos estão ligados ao Instituto Insikiran de Formação Indígena e um deles encerra as atividades do semestre na próxima segunda-feira (31). Dessa maneira, apenas um dos cursos de graduação do Instituto, o curso de Gestão Territorial, permanecerá em atividades durante o recesso do RU.
Assim, para garantir que os acadêmicos dos referidos cursos, que são atendidos pelo RU, não fiquem sem alimentação no período de recesso, a PRAE, em acordo com a empresa responsável pelos serviços prestados pelo RU, optou pela disponibilização de marmitas aos estudantes. A PRAE destaca ainda que em anos anteriores, em situação semelhante a essa, quando o período de aulas no Insikiran conflitou com o período de recesso do RU, também foram disponibilizadas marmitas aos estudantes.