Política

Comissões que farão sabatinas definem presidentes e relatores

Das sete comissões criadas, membros de cinco já foram definidos para que sabatinas de gestores comecem na próxima terça-feira

Foram definidos, na manhã de ontem, os presidentes e relatores das comissões especiais externas que analisarão os nomes de gestores da Administração Indireta do Governo do Estado. Das sete comissões criadas, cinco já têm os cargos definidos. Destas, todas terão como presidentes e relatores membros do G15, o bloco partidário autointitulado independente, liderado pelo deputado George Melo (PSDC).
De acordo com o presidente da Casa, deputado Jalser Renier (PSDC), a partir da próxima semana, os gestores começarão a ser ouvidos pelas comissões. “Na semana subsequente, após a conclusão dos trabalhos das comissões, os nomes vão para aprovação ou não do plenário”, explicou.
Renier afirmou que a data e o horário das sabatinas ficam a critério dos presidentes de cada comissão. “As sabatinas serão realizadas na sala de reuniões da ALE. Dei o prazo regimental de dez dias para que as comissões sejam configuradas e os relatórios enviados para o plenário”, disse.
A primeira comissão analisará a indicação dos nomes de Rogério Martins Campos para exercer o cargo de presidente da Fundação de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Roraima (Femarh) e de Ronaldo Marcílio Santos para exercer o cargo de presidente do Instituto de Previdência do Estado de Roraima (IPER). O presidente desta comissão será o deputado Jorge Everton (PMDB); Jânio Xingu (PSL) será o relator; e Zé Galeto (PRP), Evangelista Siqueira (PT) e Mecias de Jesus (PRB) serão os membros.
A comissão que analisará a indicação do nome de Aurélio Tadeu Menezes Cantuária Júnior para exercer o cargo de procurador-geral do Estado de Roraima será presidida pela deputada Lenir Rodrigues (PSC), terá como relatora a deputada Ângela Águida Portella (PSC) e como membros os deputados Coronel Chagas (PRTB), Oleno Matos (PDT) e Evangelista Siqueira (PT).
Para a comissão que analisará a indicação do nome de Braz Assis Behnck para exercer o cargo de presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (Aderr), foi designado como presidente o deputado Coronel Chagas e, como relatora, a deputada Lenir Rodrigues. Esta comissão terá como membros os deputados Ângela Águida Portella, Brito Bezerra e Odilon Filho (PEN).
Marcelo Cabral (PMDB) será o presidente e Dhiêgo Coelho (PSL), o relator, da comissão que analisará a indicação dos nomes de Flauene Silva Santiago para exercer o cargo de presidente do Instituto de Terras e Colonização do Estado de Roraima (Iteraima) e de Lurenes Cruz do Nascimento para exercer o cargo de presidente do Instituto de Amparo à Ciência e Tecnologia e Inovação do Estado de Roraima (Iacti). Os membros são os deputados Aurelina Medeiros (PSDB), Soldado Sampaio (PC do B) e Valdenir Ferreira.
Para análise da indicação dos nomes de Juscelino Kubistschek Pereira para exercer o cargo de presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran) e de Lenon Geyson Rodrigues Lira para exercer o cargo de presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Roraima (IPEM) foram designados os deputados George Melo (PSDC) e Jânio Xingu como presidente e relator, respectivamente. Coronel Chagas, Oleno Matos e Gabriel Picanço (PRB) serão os membros.
O presidente e relator das comissões que analisarão os nomes do presidente da Junta Comercial do Estado de Roraima (Jucerr), Ubirajara Riz Rodrigues, e do reitor pró-tempore da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Regys Odlare Lima de Freitas, ainda não foram definidos. (V.V)
Deputado alega que ainda não recebeu currículos de indicados
Durante sessão ordinária realizada ontem, na Assembleia Legislativa, o 2º vice-presidente da Casa, deputado Jânio Xingu (PSL), informou à Mesa Diretora que ainda não tinha recebido os currículos dos gestores que serão sabatinados pelas comissões das quais ele faz parte. Ele será relator das comissões que analisarão os gestores da Femarh, Iper, Detran e Ipem.
“Eu participo de duas comissões e ainda não recebi os currículos dos gestores para análise. Vamos mandar ofício a esses gestores solicitando os currículos, porque é obrigatório que eles apresentem. O que vamos analisar é o currículo. Como vamos saber se a pessoa está ou não habilitada para exercer o cargo? É extremamente necessário e obrigatório que eles nos enviem”, disse.
O líder do governo na Casa, deputado Brito Bezerra (PP), afirmou que os currículos dos gestores serão apresentados durante as sabatinas. “Os gestores estão procurando os membros das comissões para se apresentar. Isso demonstra um ato de humildade da parte deles”, disse.
Em nota, a assessoria de imprensa da liderança do Governo na ALE informou que as comissões especiais não formalizaram a solicitação dos currículos dos titulares da Administração Indireta. “As solicitações foram feitas extraoficialmente, por telefone, e os gestores já estão encaminhando os currículos. Salientamos que o parágrafo único do artigo 269, do Regimento Interno da Casa, cita que ‘a Comissão, se julgar conveniente, requisitará informações complementares para instrução no seu pronunciamento’, porém não houve solicitação formal por parte das comissões”, frisou a nota.
O presidente da Assembleia, deputado Jalser Renier (PSDC), afirmou que é praxe que o presidente das comissões envie documento solicitando o currículo e que o gestor acata o pedido. “Isso serve para que os membros da comissão se fortaleçam diante das alegações. Mas essa é uma questão resolver pelo presidente da comissão”, disse. (V.V)