FAUNA E FLORA

Oficinas educativas em escolas públicas do sul de Roraima ensinam preservação da Amazônia

Os alunos também aprenderam sobre preservação ambiental combate às queimadas com atividades interativas

preservação, oficina educativa ibama
Foto: divulgação/Ibama

Estudantes de escolas públicas do sul de Roraima participaram de oficinas voltadas à educação ambiental, com foco na preservação da Amazônia. A iniciativa, promovida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), também ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – Campus Novo Paraíso, em Caracaraí, abordando temas como a proteção dos quelônios e o manejo do fogo.

Com a participação de cerca de 450 alunos do ensino fundamental e médio, além de professores, as oficinas promoveram um debate sobre os impactos ambientais das queimadas e a necessidade de conservar a biodiversidade da região. “Nosso objetivo é despertar nos estudantes o reconhecimento da fauna e da floresta como parte essencial do meio em que vivem”, explicou a educadora ambiental do Ibama, Airlene Carvalho.

Combate às queimadas

A Amazônia, que abriga a maior bacia hidrográfica do mundo, enfrenta desafios como os incêndios florestais e a degradação ambiental. Embora Roraima tenha registrado uma redução de 81% nos focos de calor neste ano, o tema segue em discussão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



A técnica ambiental Marlene Pinho, do Prevfogo/Ibama, destacou o trabalho das brigadas no combate ao fogo e na recuperação da vegetação. “As crianças aprendem, de forma lúdica, sobre a atuação dos brigadistas, que também fazem o monitoramento de focos de calor e distribuem mudas para comunidades indígenas”, afirmou.

Dinâmica sobre quelônios

Durante as oficinas, os estudantes participaram de dinâmicas sobre o ciclo de vida dos quelônios, desde a desova até a eclosão dos filhotes, e produziram desenhos representando o aprendizado. Para os alunos do ensino médio, foi aplicada uma metodologia de perguntas e respostas sobre a preservação ambiental.

Graziele, de 17 anos, destacou a importância do manejo dos quelônios para evitar a extinção das espécies. Após assistir a um vídeo sobre os brigadistas, Ana Vitória, do terceiro ano, disse ter se impressionado com a agilidade no combate ao fogo. “Eles arriscam a vida para proteger a floresta e os animais, e nós precisamos fazer a nossa parte e não queimar”, afirmou.

O professor Domingos Melo, da escola municipal de Caroebe, avaliou a iniciativa como um recurso para ampliar o conhecimento dos estudantes. “Essas atividades de educação ambiental trazem uma visão mais ampla sobre a Amazônia e podem ser trabalhadas de forma interdisciplinar”, disse.

Com a ação, a expectativa é que os professores apliquem metodologias participativas em sala de aula, incentivando os estudantes a adotarem uma postura ativa na defesa do meio ambiente. A iniciativa, desenvolvida pelo Ibama, está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e busca fortalecer a conscientização sobre a preservação dos recursos naturais.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.