Pacientes com câncer e seus acompanhantes podem ganhar gratuidade na passagem do transporte público de Boa Vista. O projeto de lei que trata do assunto foi aprovado ontem, 20, pela Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV).
O projeto, de autoria do vereador Ítalo Otavio (PR), foi motivado em razão da necessidade de facilitar o acesso da população aos tratamentos nas unidades de saúde.
“Já há uma lei que garante a deficientes físicos e idosos a gratuidade, com direito a acompanhante. Então, estamos assegurando esse direito também a pessoas com câncer. O objetivo é ajudar e facilitar o acesso ao tratamento”, afirmou.
O vereador explica ainda que decidiu pedir a ampliação do benefício também para os acompanhantes, por já ter vivenciado experiência de pacientes que precisavam de ajudar no transporte público.
“Presenciei uma pessoa sem forças para usar o transporte e outra situação em que uma pessoa caiu tentando entrar no ônibus, de tão debilitadas que ficam por conta da doença”, completou.
Com a aprovação em plenário, o projeto de lei ainda necessita da sanção da Prefeitura de Boa Vista (PMBV) para entrar em vigor.