
Um estelionatário tem se passado por assessor da Desenvolve Roraima para aplicar golpes no Paraná. O suspeito, identificado como S.S.W., já foi preso por estelionato em Roraima em 2022. Ele voltou a enganar vítimas, prometendo intermediar o acesso a linhas de crédito inexistentes.
O golpe funciona por meio da promessa de acesso a uma linha de crédito do governo. Em áudios enviados às vítimas, o estelionatário afirma que trabalha há três anos como assessor da agência. Ele diz que pode intermediar o cadastro para a liberação de valores de até R$ 7 mil. O dinheiro, segundo ele, estaria disponível para pequenos produtores e trabalhadores autônomos, pessoas com deficiência física e idosos. Ele alega que há um ano de carência e parcelamento sem juros. Para ter acesso ao crédito, os interessados precisariam fornecer documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência e uma quantia em dinheiro.
Após realizar o cadastro, as vítimas aguardam o depósito, que nunca acontece. Quando questionado, o golpista apresenta justificativas sobre atrasos burocráticos e mudanças na administração da agência. Em um dos áudios, ele chega a mencionar que algumas pessoas teriam recebido reembolso.
Suspeito possui cinco boletins de ocorrência em Roraima
A Folha questionou a Polícia Civil de Roraima (PCRR) sobre o caso. Em nota, a instituição confirmou que S.S.W., tem cinco boletins de ocorrência registrados por estelionato no estado. No entanto, nenhum dos casos envolve a Desenvolve-RR.
“Com relação às novas denúncias de golpes supostamente praticados pelo indivíduo no Paraná, a PCRR salienta que a atribuição para a investigação cabe à Polícia Civil daquele Estado. Isso se deve ao fato de que os crimes estão sendo cometidos em sua jurisdição. De qualquer forma, a instituição policial se coloca à disposição para colaborar com as autoridades paranaenses caso seja necessário”, esclareceu a PCRR.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desenvolve nega vínculo com estelionatário
A Desenvolve Roraima também negou qualquer vínculo com o suspeito e destacou que não possui representação fora do estado. A agência reforçou que suas linhas de crédito são destinadas exclusivamente à população roraimense para fomentar negócios locais.
A instituição alertou ainda que golpes envolvendo seu nome podem ser identificados pelo uso de sua antiga nomenclatura. Desde 2016, a agência deixou de se chamar Agência de Fomento de Roraima e passou a adotar a marca Desenvolve-RR.
A agência orienta que a população não forneça dados pessoais nem realize pagamentos a terceiros sem vínculo oficial com a instituição. Denúncias podem ser feitas pelos canais oficiais, incluindo o telefone (95) 2121-9200, o e-mail [email protected] e a Ouvidoria disponível no site www.desenvolverr.com.br. O atendimento presencial também ocorre na sede da agência, em Boa Vista.