
A parceria entre a dupla de beatmakers Oroboroduo e o rapper CAE resultou na criação da canção “Sucesso”, uma crítica bem-humorada e irônica à concepção de ‘triunfo’ amplamente difundida pela indústria musical. Lançada de forma independente em 2023, a faixa agora ganha uma nova dimensão com um videoclipe inédito, viabilizado em 2024 por meio da Lei Paulo Gustavo, em Boa Vista.
Sob a direção de Kaito.mov e Émer Costa, o clipe transforma em imagens os sentimentos, ambições e reflexões transmitidos na letra de CAE. A narrativa explora a relação entre arte e mercado, inspirada no cotidiano dos artistas independentes do extremo Norte do Brasil.
“Todos sabemos das dificuldades que artistas e fazedores de cultura enfrentam aqui na região amazônica, considerada isolada dos grandes centros criativos do país. Tudo que nós queremos é trabalhar, fazer arte, espalhar cultura. Esse é nosso sucesso”, explica o rapper roraimense.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O instrumental da faixa se destaca pela originalidade, combinando elementos de brazilian bass e reggaeton com as influências regionais características do trabalho da Oroboroduo. “Eu particularmente gosto muito dessa faixa e sinto que o videoclipe amplia ainda mais a capacidade da nossa obra de comunicar essa mensagem, de que ser bem-sucedido é diferente de ser famoso”, explica Emer Costa, membro da Oroboroduo, que também atuou como co-diretor no videoclipe.
As cenas que compõem “Sucesso” foram captadas pelos videomakers Adri Duarte e Lucas Silva, ambos nomes de relevância no cinema roraimense contemporâneo. A edição ficou a cargo de Kaito.mov, conhecido por seu trabalho na cena do rap local. Já a produção executiva foi liderada por Caboco Beats, também membro da Oroboroduo, através da Oroboro Produções. O videoclipe ainda contou com a colorização de Lucas Lucchesi e o trabalho de Otacília Carolina na maquiagem e figurino.
Assista o videoclipe de “Sucesso”: