Cotidiano

Veículos estão impedidos de trafegar por caminho alternativo

Objetivo é aumentar a fiscalização de exportação e importação de mercadorias na fronteira

Os condutores de motocicletas e automóveis de qualquer porte terão dificuldades para trafegar nos caminhos alternativos que ligam o Brasil e a Venezuela. A informação é que o Exército Brasileiro vai intensificar a fiscalização da saída de mercadorias e fechar a passagem para veículos a partir das 18h, só liberando a transição a partir das 06h da manhã do dia seguinte. A medida já entra em vigor neste sábado, 23.

A informação foi repassada à Folha pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pacaraima, João Kleber. Ele afirma que foi convocado para uma reunião com o Exército Brasileiro na manhã do sábado, 23, para tratar do assunto e depois repassar as informações aos comerciantes do município.

Na ocasião, estiveram presentes além de Kleber, o tenente-coronel Gimenes, da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, o capitão Igor de Souza, comandante do 3º Pelotão Especial de Fronteira (PEF) e o major Berti, do comando do Exército em Pacaraima.

Segundo Kleber, a nova atuação do Exército é atendendo a solicitação da Receita Federal do Brasil, considerando que a passagem já se encontra interditada pelo lado venezuelano há mais de um mês. Ele explica que por conta do fechamento da fronteira, criou-se alguns caminhos alternativos que não estão sendo devidamente fiscalizados.

“Ou seja, nesses descaminhos estão passando alguns caminhões com grande quantidade de cargas alimentícias, produtos diversos, onde não é permitido pela questão da legislação brasileira. Acima de uma certa quantia é considerado exportação. Portanto, a Receita Federal solicitou ao Exército Brasileiro que mantivesse um controle. Só será permitida a passagem de pedestres”, afirma.

]Os caminhões e veículos que estiverem levando expressivas quantidades de mercadorias serão barrados e se possível encaminhados até a Receita Federal para que os mesmos possam pagar o imposto de exportação e importação, conforme for a solicitação, completou o presidente.

“Se por algum acaso não houver a autorização da Receita Federal para passar com uma quantidade expressiva de cargas, os condutores serão barrados e as cargas não poderão sair do Brasil. Uma vez que não haja a documentação necessária, ele será encaminhado até a Receita para expedir o documento e trafegar tranquilamente”, ressaltou.

Posto móvel de combustível já está em funcionamento

O presidente da Associação Comercial de Pacaraima também confirmou o pleno funcionamento do posto móvel de combustível no município a partir deste sábado, 23. A inauguração estava prevista para sexta-feira, mas foi adiada para o dia seguinte. A intenção era resolver o problema de desabastecimento no município depois que a fronteira da Venezuela com o Brasil foi fechada por decisão do presidente Nicolás Maduro.