Na escola estadual Lobo D’Almada, em uma das salas, foi encontrada uma carteira escolar com o seguinte texto escrito no recosto: “Atentado A9. Lobo D’Almada, acontecerá dia 25/03. Não falte”. Ainda não se sabe se é uma ameaça real ou uma piada de mau gosto, mas familiares de alunos da instituição já ficaram preocupados.
De acordo com a irmã de uma estudante, esta não é a primeira vez que uma ameaça do tipo é feita na escola, mas a repercussão e medo foram maiores devido ao recente atentado em Suzano, São Paulo.
Na manhã de 13 de março, dois atiradores invadiram a escola estadual Raul Brasil, em Suzano, interior de São Paulo, e realizaram um massacre. Cinco alunos e duas funcionárias da instituição foram mortos. Desde então, o debate sobre segurança nas escolas e porte de armas foi intensificado no País deixando familiares e alunos em alerta.
“Eu fico muito preocupada. Já pedi para ela faltar a semana toda se for possível. Pois se for para acontecer, é melhor a gente tentar evitar. Eu estou preocupada por todos os alunos. Até agora, que eu saiba, a escola não falou nada, estão tratando como uma brincadeira, como se não fosse sério”, declarou a parente de uma aluna que optou por não se identificar.
Independentemente de se tratar de uma ameaça real ou uma brincadeira, as famílias esperam que o responsável pelo ato seja identificado e devidamente punido.
“Espero que quem escreveu isto seja identificado por esta brincadeira de mau gosto para responder a uma suspensão ou expulsão. Eu gostaria, sim, que descobrissem quem fez isto. Não é algo para se fazer, é uma falta de respeito com as vítimas de Suzano, com os familiares, com a escola e todo mundo”, lamentou.
ESTADO – A gestão da escola Lobo D’almada tomou conhecimento da situação na manhã de sexta-feira, 22, e “dialogou” com os alunos sobre a questão. Nesta semana, deve ocorrer uma reunião com os pais dos estudantes.
Não há recomendação para que as aulas sejam suspensas e a Secretaria de Educação e Desportos (Seed) acionou os órgãos de segurança pública para a completa investigação dos fatos.
SEGURANÇA – A Polícia Militar promoverá rondas preventivas nas proximidades das escolas estaduais. Já a Polícia Civil designou uma investigação pelo Núcleo de Inteligência e o acompanhamento das ações pelo Departamento de Operações Especiais (Dopes).
Além disso, para garantir a segurança dos alunos, nesta segunda-feira, uma equipe do Grupo de Resposta Tática (GRT) estará mobilizada na escola.
A Polícia Civil informou que está atenta e que a população pode contribuir com informações que possam esclarecer de onde partiu a ameaça, fazendo contato pelo Disque-Denúncia, telefone 181.