Cultura

Mostra exibe curta e longa metragem produzidos por estudante

Os cursos de Design Gráfico e de Publicidade realizam a Iª Mostra de Audiovisual Estácio da Amazônia

Os trabalhos finais de conclusão de curso de alunos de Design Gráfico e do curso de Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário Estácio da Amazônia resultam na primeira Mostra de Audiovisual Estácio da Amazônia. O evento acontece nos dias 26 e 27 próximos, no auditório da Instituição, localizada à rua Jornalista Humberto Silva, no União, a partir das 19 horas.

As apresentações dos documentários serão base para mesas redondas que discutirão o tema. A entrada é franca e aberta a toda a sociedade. 

A temática sinaliza a preocupação de como esses egressos enxergam a cegueira da sociedade em relação à depressão. “Muitas pessoas enfrentam este problema diariamente e durante anos. Não sabem como pedir ajuda e, por vezes, o desconhecimento dos outros a depressão é tratada como frescura”. Chama a atenção Iasmynne Monteiro autora do curta-metragem Depressão, não é frescura.

Esse nível de desinformação sobre a doença é um ponto em comum nos dois trabalhos e, portanto, objetivo central dos documentários. “Espero que através do documentário cresça o nível de informação, reflexão, orientação a respeito da depressão, contribuir para a redução do tabu ao se falar sobre a depressão e gerar uma sensibilização de política pública sobre o tema”. Disse Marcelo Anderson, que produziu o longa-metragem Grito de Alerta.

‘Depressão, não é frescura’. Essa frase – título do curta-metragem da egressa de Design Gráfico, Iasmynne Monteiro -, compõe muito bem com o outro trabalho presente nessa Mostra de Audiovisual, Grito de Alerta, do egresso de Publicidade, Marcelo Anderson. Os dois trabalhos são parte importante da maneira como os alunos Estácio observam a sociedade. A incursão das duas produções nos leva a refletir sobre o desafio que é responsabilidade de todos: cuidar dos jovens, de não ter receio de falar de temas agudos, como a depressão.

Marcelo e Iasmynne ousaram tratar desse tema em seus trabalhos de conclusão de curso. Se permitiram fazer uso dos conhecimentos acadêmicos para nos deixar um grito de alerta. Nos dizer que esse mal que aflige cada vez mais crianças, adolescentes e adultos; a depressão, não pode ser encarado como frescura. 

O convite a assistir a 1ª Mostra de Audiovisual Estácio da Amazônia surge como uma importante oportunidade de refletirmos sobre o nosso papel na sociedade. Provocar inquietações sobre o que cada um de nós pode fazer para melhorar a vida em sociedade. 

A Mostra conta ainda com trabalhos desenvolvidos em disciplinas de práticas do curso de Publicidade e Propaganda. São institucionais que tratam de temas como inclusão social e doação de sangue.

A entrada é franca e aberta a toda a sociedade(Foto: Divulgação)

Serviço

Iª Mostra de Audiovisual Estácio da Amazônia

Grito de Alerta

26/03 – Às 19h.

Depressão, não é frescura. 

27/03 – Às 19h