SAFRA 2025

Chuvas acima da média antecipam plantio de soja em Roraima

De acordo com o presidente da Aprossoja-RR, Murilo Ferrari, o cenário atípico trouxe umidade suficiente ao solo

SOJA
(Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O volume de chuvas registrado no fim de março e início de abril em Roraima surpreendeu produtores rurais ao ultrapassar a média histórica para o período. De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Soja do Estado (Aprossoja-RR), Murilo Ferrari, o cenário atípico trouxe umidade suficiente ao solo. Isso já permite o início do plantio da soja em algumas regiões do estado.

“Observamos um começo de abril com chuvas fora da curva do que estamos acostumados, fora da normalidade. Isso já cria condições favoráveis para o plantio. Alguns produtores já começaram a plantar, apostando nessa umidade e nas previsões futuras”, afirmou Ferrari.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Dados registrados pela estação automática do Inmet, mostra que em abril de 2025 já choveu 183,2mm em Boa Vista. Além disso, a previsão para trimestre abril, maio e junho é de chuvas acima da normal climatológica no centro-norte de Roraima.

Apesar do início antecipado por parte de alguns agricultores, a maioria ainda aguarda a consolidação das previsões climáticas para depois do dia 15 de abril. A preocupação gira em torno da possibilidade de um veranico. Esse é um período de estiagem breve que costuma ocorrer entre o fim de abril e o começo de maio.

Murilo Ferrari, presidente Aprosoja-RR. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Perspectivas para a Safra 2025

Segundo Ferrari, a chegada adiantada das chuvas em 2025 também antecipou a janela de plantio, o que pode beneficiar o ciclo produtivo da soja. “Isso significa que vamos conseguir plantar mais cedo e, consequentemente, fugir da janela crítica entre o meio e o fim de agosto, quando porventura as chuvas cessam. Isso pode viabilizar uma safrinha ou a formação de palhada para o próximo ciclo”.

A expectativa é de que, com a manutenção do clima favorável, os produtores consigam aproveitar ao máximo o potencial da safra deste ano. Isso deve ampliar a produtividade da soja em Roraima.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.