Agentes da Delegacia Geral de Homicídios (DGH) identificaram e prenderam mais um envolvido na morte do ex-policial civil Francisco das Chagas Santos, de 60 anos. Trata-se de Sebastião da Silva Pinto, 19, que tem várias passagens pela polícia e é apontado como integrante de uma organização criminosa. Ele foi preso quando se apresentava no Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva para uma audiência sobre outro crime.
A vítima foi encontrada morta dentro de seu apartamento no Residencial Vila Jardim, bairro Cidade Satélite, no domingo, 24. Na tarde do dia seguinte, investigadores prenderam Daniel Mesquita Oliveira, apelidado de “Danielzinho”, outro suspeito do crime, que na ocasião foi autuado em flagrante pelo delegado Leonardo Barroncas.
O titular da DGH, Cristiano Camapum, disse que as investigações apontam que três pessoas participaram do homicídio. Daniel Oliveira confessou o crime e as diligências continuaram.
“O segundo envolvido no crime foi preso na manhã dessa quarta-feira. Ele confessou o homicídio, confirmou a participação de Daniel e do terceiro envolvido, que ainda não foi preso”, disse o delegado.
MOTIVAÇÃO DO CRIME – Francisco das Chagas, segundo apurou a equipe da DGH, sempre se posicionou contrário à atuação de criminosos no Vila Jardim, onde residia. Testemunhas relataram que ele chegou a discutir com algumas pessoas envolvidas com o tráfico de drogas, porque não aceitava a prática criminosa, podendo ser essa uma das motivações do crime.
A polícia apurou ainda que os três homens foram até o Condomínio Andiroba, onde a vítima morava. Daniel ficou na parte de baixo. Os outros dois, entre eles Sebastião, subiram as escadas e bateram à porta do apartamento da vítima. Ao abrir, Sebastião foi morto a tiros.
A DGH continua diligências para prender o terceiro envolvido. Os dois presos são integrantes de uma organização criminosa e respondem por vários crimes.
“A equipe da DGH realizou diligências ininterruptas e, por esse motivo, conseguimos prender o segundo autor do crime ainda em flagrante”, explicou o delegado.
Daniel foi submetido à audiência de custódia e teve sua prisão preventiva decretada. Sebastião ainda será encaminhado para o mesmo procedimento. (J.B)