Pais e servidores da Escola Municipal Francivan Nascimento Lopes, na vicinal 21 do Município de Caracaraí, estão cobrando melhorias na unidade de ensino e o início do ano letivo. A concentração de pais, alunos e servidores aconteceu ontem, 28, em frente à instituição que atende alunos das vicinais 21, 22 e 23. A prefeita Socorro Guerra (Pros) pede paciência e garante que as aulas começam na segunda-feira, 1º.
“Estamos pedindo o apoio das escolas da sede do município, pois resolvemos fechar as portas da Francivan Nascimento Lopes e só abrir quando fizerem as reformas que precisam ser feitas. Agora é a hora de nos darmos as mãos e fazer isso acontecer”, disse uma servidora. “Se não acontecer o que queremos, é hora de entrar em greve”, destacou.
Segundo a servidora, a escola precisa de manutenção e está sem material didático, sem climatização nem bebedouro para os alunos.
“O secretário [de Educação do município] participou de uma reunião aqui e garantiu que as aulas começariam no dia 25, que já passou, e estamos trabalhando há uma semana e as aulas não começaram nem tem previsão de quando vão começar. Os alunos estão sendo prejudicados, pois nem ônibus tem rodando para pegar aqueles das vicinais e a escola não tem condições de funcionar”, relatou.
Um das mães de aluno chegou a convocar os vereadores para conhecer a realidade da escola e pedir apoio do sindicato.
“Os vereadores têm que vir conhecer a escola e fazer alguma coisa, assim como pedimos apoio do sindicato dos professores de Caracaraí.”
O sindicato enviou áudio informando que desde setembro de 2018 pediu esclarecimentos à prefeitura sobre os problemas enfrentados na Educação.
“O sindicato já procurou a prefeita Socorro Guerra pedindo esclarecimentos, mas ela nunca respondeu aos nossos requerimentos”, disse. “Vamos ter que entrar na Justiça para conseguir informações de coisas que são públicas”, afirmou.
OUTRO LADO – A prefeita Socorro Guerra disse que as aulas ainda não começaram devido a problemas na contratação do transporte escolar, mas garantiu que já está resolvendo e ressaltou que as aulas começam na próxima segunda-feira.
“Estamos resolvendo um problema que tivemos com as empresas de transporte escolar e creio que na segunda-feira vamos iniciar as aulas nas escolas do interior do município”, disse. “Mas é importante que os pais precisem se acalmar e entender que temos responsabilidade. Os 200 dias letivos vão acontecer e as crianças não serão prejudicadas”, concluiu. (R.R)