Você não precisa ser tão rigoroso, já que é um dia de festa, mas também não é necessário oferecer só frituras e refrigerantes
Não tem nada mais divertido do que comemorar o aniversário das crianças, não é mesmo? Junto com toda a alegria, as brincadeiras e a decoração, também é preciso pensar no que será servido para os convidados – de todas as idades.
É normal muitas famílias assimilarem festa infantil com comidas cheias de frituras e guloseimas, porém, já cresceu o interesse em também oferecer uma opção de cardápio mais “natureba”. E acreditem: a ideia é tão aprovada quanto a de servir só coxinha e algodão doce.
Para não enlouquecer na hora de escolher o cardápio da festa do seu filho, tenho algumas dicas que sempre funcionaram aqui em casa, nas festas da Clara e em muitas que frequentei ou que me mostram nas redes sociais do blog:
Cardápio
Elabore o cardápio pensando na idade do aniversariante, que muitas vezes será a idade predominante das crianças:
Sem frituras
Troque as frituras por assados. Aí, a variedade é enorme: esfiha, kibe assado, mini pizza, pão de queijo
Abuse das frutas
Pode ser como uma saladinha de fruta, espetos ou cortadas de maneiras divertidas, colocadas em potinhos;Além das frutas, abuse de alguns cereais e legumes: tomate cereja no palitinho com queijo é sucesso, além do milho cozido em espiga ou esbugalhado. Outra opção que também é adorada pelas crianças é a boa e velha pipoca.
Sanduíches
Troque o cachorro quente por um sanduíche de carne desfiadinha ou carne louca.
Sucos
Em vez de refrigerante, abuse de sucos naturais (dependendo do sabor, é super possível mantê-los naquelas suqueiras. Maracujá, melancia, melão com hortelã são algumas ideias) ou então, sucos de caixinha sem adição de açucar.
Docinhos
No quesito docinhos, vá pelo simples e tradicional: brigadeiro, beijinho, bicho de pé. Sim, pode ter doces nas festas das crianças, desde que, ao longo da festa, todos possam comer bem e de forma variada!
Bolo
Na hora de escolher o sabor do bolo, pergunte para a criança qual ela quer. E, se ela quiser um bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro, tudo bem também! Afinal, é aniversário dela, não é?
Lembrancinhas
No caso das lembrancinhas, seja criativo e dê opções que não incluam guloseimas. Tela com tinta para pintura, dominó, jogo da velha, jogo da memória… Enfim, há uma imensa variedade que pode estar dentro do saquinho tão esperado pelas crianças.
Fonte: Revista Crescer
Cada vez mais os cardápios para as crianças estão mais saudáveis (Foto: Divulgação)
Um convite
Pela psicanalista Roberta D’Albuquerque
Fui surpreendida por uma mensagem da amiga mais chegada de minha filha mais velha há mais ou menos duas semana. Ela dizia que precisava conversar comigo e que era um assunto particular. Dizia que eu, por favor,não comentasse nada com a Lara. Confesso que alguma preocupação me tomou nos poucos segundos que separaram o meu "claro Manu, pode falar" da sua resposta.
Em alguns dias, minha filha completaria 13 anos e iniciava-se ali o plano para uma festa surpresa. Ufa! As semanas que seguiram foram de troca diária de combinações, não só com Manu, mas com os convidados que rapidamente se juntaram em um grupo de whatsApp. Uma experiência muito interessante.
Embora a nossa casa esteja sempre cheia de amigos, sinto que a presença física de uma mãe, que passa pela sala, ou senta à mesa durante as refeições, empresta um tom um tantinho diferente para a conversa. No grupo,a impressão que tive é a de que, por vezes, minha leitura de mensagens, fazia pouca diferença – para eles. Já para mim, me deu a oportunidade de voltar um pouquinho aos meus 13. Esperei que todos estivessem ali, pedi o contato das respectivas mães, – e recebi vários identificados assim mesmo: mãe (rs) – e me retirei.
Optei por garantir a estrutura (da casa e das comidinhas) e deixar para eles todas as outras escolhas. Que bonito ver decisões sendo tomadas com leveza e também com – muita – eficiência. Da playlist aos presentes, das
caronas aos disfarces, não houve um detalhe sequer que tenha escapado a Manu e cia. Chegaram na sexta à noite, todos juntos, depois da escola. Encheram a minha menina de confetes e serpentina enquanto gritavam surpresa. Cantaram alto, comeram bolo e cachorro quente. Fizeram a festa.
A maternidade nos convoca para um retirar-se gradual. Um retirar-se do que já cabe aos filhos. Uma abertura de espaço com estrutura garantida, claro. Estrutura para além de casa e comidinhas, vocês sabem. A maternidade é uma festa surpresa. E estamos todos convidados. Bora?
Elabore o cardápio pensando na idade do aniversariante(Foto: Divulgação)