ACIDENTES DE TRÂNSITO

Imprudência de condutores segue como principal causa de acidentes em Roraima, aponta presidente do Detran

Em entrevista ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3, Gueres Mesquita detalhou as dificuldades enfrentadas pelas autoridades de trânsito

Gueres Mesquita, presidente do Detran-RR. Foto: rádio Folha FM
Gueres Mesquita, presidente do Detran-RR. Foto: rádio Folha FM

A imprudência de motoristas segue sendo a principal causa dos acidentes de trânsito em Roraima, conforme apontado por Guedes Mesquita, presidente do Departamento de Trânsito (Detran-RR). Em entrevista concedida neste domingo (13) ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3, Mesquita detalhou as dificuldades enfrentadas pelas autoridades de trânsito e a necessidade urgente de mudança no comportamento dos condutores.

“A principal causa dos acidentes continua sendo a conduta humana. Por mais que a cidade tenha uma boa sinalização e que intensifiquemos as campanhas de conscientização, a imprudência dos motoristas é um fator que ainda lidera o ranking dos sinistros”, afirmou Mesquita.

Segundo o presidente do Detran, além da imprudência, o consumo de álcool também é um fator agravante. “Durante a noite, especialmente, o número de motoristas alcoolizados aumenta consideravelmente, o que reflete diretamente nas estatísticas de acidentes. A fiscalização está cada vez mais intensa, mas a conscientização da população é o que vai realmente mudar esse quadro”, destacou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Acidentes em números

Em 2024, Roraima registrou 131 mortes no trânsito entre janeiro e novembro, conforme dados do Instituto de Medicina Legal (IML) levantados pelo Detran-RR. Esse número representa uma redução em relação aos 165 óbitos registrados no ano anterior. Em 2023, o estado apresentou altos índices de mortalidade no trânsito, com 20,2 mortes a cada 100 mil habitantes, posicionando-se como o terceiro mais mortal da região Norte.

O motorista do veículo Siena, de 75 anos, afirmou que cruzou a preferencial, mas alegou que as motocicletas envolvidas no acidente estavam sem iluminação
Acidente no bairro Caranã. (Foto: Dina Vieira)

Neste ano, nos dez primeiros dias de janeiro, seis pessoas perderam a vida em sinistros ocorridos tanto em Boa Vista quanto no interior do estado. Já nos primeiros dias de abril, um homem morreu atropelado na avenida dos Imigrantes, em Boa Vista, e um casal foi a óbito após um acidente na RR-319.

Educação e aplicação da lei como solução

Em relação à educação no trânsito, Mesquita reforçou que a mudança de comportamento dos condutores é um desafio, mas essencial. “Nossa missão é, sem dúvida, a educação. Sabemos que a transformação cultural leva tempo, mas acreditamos que campanhas constantes podem ajudar a salvar muitas vidas”, concluiu.

Mesquita também mencionou o trabalho conjunto entre o Detran, a Polícia Militar e outros órgãos para combater a sensação de impunidade, que, segundo ele, alimenta as infrações de trânsito. “Estamos empenhados em aplicar a lei de forma rigorosa e garantir que as punições sejam eficazes”, explicou.

Entrevista completa

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.