O Seminário ‘Arte, Cultura e Política no Brasil Contemporâneo: uma Perspectiva a partir do Rumos Itaú Cultural’ será realizado em Roraima no dia 23 de abril, no Teatro Municipal de Boa Vista, com entrada Franca. O Teatro está localizado na Avenida Glaycon de Paiva, 1171, São Vicente.
A proposta do evento é reunir especialistas e agentes para debater o cenário cultural, artístico e político no estado e no Brasil a partir da experiência do Rumos, programa que nasceu em 1997 com o objetivo de valorizar a diversidade das manifestações artísticas e culturais brasileiras, estimular a criatividade e a reflexão sobre a cultura em nosso país e apoiar artistas e pesquisadores de várias áreas.
Foto: arquivo Folhabv
O evento contará com a palestra do jornalista e escritor Aldenor Pimentel que fala sobre a sua experiência no Programa e Impactos do Projeto. Ele é o único representante de Roraima aprovado no projeto Rumos do Itaú Cultural de 2018.
O projeto selecionado chama-se ‘Literatura a Caminho’ e vai promover o encontro entre escritores de literatura locais e estudantes do Ensino Médio.
“De modo geral, creio que o seminário é um importante espaço para os produtores culturais de Roraima apresentarem suas demandas que podem influenciar a formulação das próximas edições dos editais do Rumos Itaú Cultural, bem como as diversas ações do instituto.Além disso, pretendo apresentar informações que possam orientar os produtores culturais locais na elaboração de projetos para o edital” explicou Aldenor.
Além dele, o encontro terá apresentação e mediação de Ana de Fátima Sousa, gerente do Núcleo de Comunicação do Itaú Cultural e contará também com Enoque Raposo, representante indígena Macuxi da Comunidade Indígena Raposa I (TIRSS), e Daniele AvilaSmall, idealizadora e editora da revista Questão de Crítica.
Conheça o Rumos
Foto: Divulgação
O programa Rumos Itaú Cultural, criado em 1997, possibilitou ações artísticas e culturais que alcançaram mais de 6 milhões de pessoas, selecionou artistas, pesquisadores e produtores, construiu relações culturais e afetivas e gerou outros programas, reinventando-se a cada edição. A iniciativa já recebeu mais de 64,6 mil inscrições desde a sua criação, vindos de todos os estados do país e do exterior.
Serviço