A conselheira presidente do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR), Cilene Salomão, afirma que os processos de auditoria da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) continuam em andamento. A nota de esclarecimento foi emitida após as denúncias de irregularidades na Sesau, feitas pelo ex-secretário, Aílton Wanderley.
Na nota, a conselheira esclarece que tramitam na Corte de Contas processos de auditoria em diversas fases, sendo que uma dessas auditorias tem o objetivo de analisar contratos, envolvendo todas as despesas realizadas, pagas ou a pagar, os processos licitatórios que respaldam tais contratos, além de eventuais contratações emergenciais, tanto de gestões anteriores quanto da atual.
Além disso, o Tribunal explica que em janeiro deste ano a gestão da Sesau foi intimada pelo relator das contas do órgão, conselheiro Joaquim Neto, para apresentar a relação dos profissionais contratados, com discriminação dos plantões e valores devidos, bem como o gestor da empresa Coopebras, para apresentar as folhas de pagamento daquele órgão.
“Tal documentação já foi recebida no Tribunal, estando no momento sob análise das unidades técnicas do Controle Externo, para posterior análise do relator”, afirma Cilene.
A conselheira reforça ainda que ao longo da crise enfrentada pelo Estado, o TCE-RR vem acompanhando e tomando as providências que se fazem necessárias ao cumprimento das leis por parte dos gestores, orientando, capacitando e punindo os que não cumprem a legislação, de acordo com suas competências legais.
“Portanto, o Tribunal reafirma que continua empenhado em cumprir sua missão de exercer o controle externo da administração pública, fiscalizando e orientando a gestão dos recursos públicos em benefício da sociedade roraimense”.