Cotidiano

Projetos de ações inovadoras na Saúde-RR concorrem a prêmios

Em meio a um cenário de crise na Saúde do Estado de Roraima, ainda é possível que existam experiências bem-sucedidas no Sistema Único de Saúde (SUS). A comprovação veio da primeira “Mostra Estadual Roraima, Aqui Tem SUS”, ocorrida no dia 5, no prédio do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde.

São nove projetos já em andamento em diferentes municípios do Estado que contemplam desde ações de saúde a lugares de difícil acesso, integração entre saúde básica e vigilância, até atendimentos diferenciados para gestantes em fase de pré-natal. Das nove apresentações, serão escolhidos dois ganhadores estaduais para representar Roraima na 16ª Mostra Nacional em Brasília, promovida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) nos períodos de 2 a 5 de julho. 

Helenilson Boniares, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Roraima (Cosems-RR), falou sobre o destaque do evento para promover visibilidade positiva ao Estado. 

“Experiências que tiveram bom êxito no SUS muitas vezes não são divulgadas. O destaque é sempre um SUS que não funciona, mas existe o outro lado com pessoas que trabalham e dão o seu melhor para ofertarem um atendimento digno e de qualidade à população. Boa parte dos projetos inscritos são iniciativas que não demandam altos custos financeiros, mas que possuem diferencial de atendimento com preocupação no problema de saúde e no indivíduo como ser humano,” explicou Boniares.

Ele também ressaltou a importância da primeira Mostra Estadual para selecionar projetos que irão concorrer nacionalmente. 

“É a primeira vez que Roraima vai participar da Mostra Nacional. Muitos trabalhos eram feitos, mas não eram inscritos. Dessa vez, o Cosems-RR incentivou com oficinas explicando as formalidades técnicas de formatação dos projetos a todos nos municípios para que pudessem participar,” disse o presidente.

Cinthia Brasil, enfermeira e superintendente de Atenção Básica, apresentou o projeto de integração das vigilâncias e saúde no enfretamento no surto do sarampo em Boa Vista em 2018, e detalhou a importância das ações. 

“É um desafio grande integrar vigilância e atenção básica. Nós alcançamos índices fantásticos com a nossa atuação e trouxemos inovações, mas o mais importante é demonstrar que é possível realizar e obter bons resultados,” disse Cinthia.

Ricardo Fonseca é coordenador de Atenção Básica e também concorre com o projeto ações de saúde em locais de difícil acesso. Ele falou das dificuldades e superações da ação no município de Rorainópolis.

“Meu ponto principal no projeto é o baixo Rio Branco, região de Rorainópolis. Nós levamos saúde à população. Embora existam as dificuldades de acesso, temos unidades básicas de saúde em diferentes locais. Percebemos um número grande de pessoas que buscavam o atendimento e expandimos para todas as secretarias municipais. Montamos tendas com consultórios para pessoas que não têm muitas vezes dinheiro e transporte para chegar às unidades básicas,” explicou Fonseca.

Os vencedores da Mostra Estadual serão agraciados com passagens e custos de participação no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde que ocorrerá em Brasília, quando também ocorrerá o evento de Mostra Nacional e será escolhida uma experiência por região, somando cinco concorrentes.

Além do prestígio em representar o seu Estado de origem, o único vencedor também poderá levar como prêmio a quantia de R$ 10.000. (P.G.)