Cotidiano

Centro de referência atende cerca de 200 mulheres por dia

Centro de referência disponibiliza para a população feminina serviços de prevenção a doenças como câncer de mama e de colo do útero

O Centro de Referência da Saúde da Mulher, localizado no bairro São Francisco, disponibiliza para a população feminina serviços de prevenção a doenças como câncer de mama e de colo do útero, exames, atendimentos médicos como ginecologia, obstetrícia de alto-risco, odontologia específica, fisioterapia, além do Planejamento Familiar com a colocação de DIU e vasectomia (para os homens).

Por dia, segundo diretora-geral da unidade, Marília Pinto, são atendidas cerca de 200 mulheres, em média, o quantitativo mensal chega a 5 mil.

Para a diretora geral da instituição, os principais desafios para 2019, segundo ela, são o desenvolvimento do ambulatório de medicina fetal e a ampliação do horário de atendimento aos usuários.

O local  recebeu a visita do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier (SD), que acompanhado da diretora  percorreu por setores, conversou com servidores e usuárias, e adiantou a possibilidade de destinação de emendas para o centro.

“A Assembleia é o segundo Poder do Estado e tem como responsabilidade entender, servir e atender aos anseios da sociedade. A iniciativa do presidente Jalser é muito importante em conhecer o que o Estado oferece, para defender estes interesses a nível da Assembleia junto com os outros colegas”, destacou Marília Pinto.

De acordo com o presidente Jalser Renier, a ida ao Centro de Referência servirá como orientação para alocar recursos, via orçamento, para contribuir com o atendimento realizado no local. “Isso é um Centro que precisa de muito mais apoio, estamos observando para que a gente possa ter um parâmetro na proposta orçamentária para nós alocarmos recursos suficientes para melhorar ainda mais a estrutura física e operacional do centro”.