Cotidiano

Quase seis mil eleitores estão com título irregular

Das oito zonas eleitorais do Estado, a quinta e a primeira de Boa Vista tiveram o maior número de eleitores faltosos

Eleitores que deixaram de comparecer às urnas nas últimas três eleições e não justificaram a ausência devem ter o título cancelado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), caso não regularizem a situação até 6 de maio. Cada turno de um pleito é considerado uma eleição.

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde as eleições de 2016, apontam que 5.836 eleitores estiveram ausentes das eleições em Roraima e, apesar de ser o menor número entre as unidades federativas, preocupa pela falta de civismo eleitoral. 

Das oito zonas eleitorais do Estado, a quinta e a primeira de Boa Vista tiveram o maior número de eleitores faltosos, sendo 3.006 e 2.554, respectivamente. A 6ª Zona, em Mucajaí, teve 145 inadimplentes e a 4ª Zona, de São Luiz, 87. Já a 2ª Zona, em Caracaraí, teve 10; a 3ª Zona, de Alto Alegre, 12; a 7ª Zona, de Pacaraima, 11; e a 8ª Zona, em Rorainópolis, 11 eleitores faltosos.

Com a pendência de quitação eleitoral, o eleitor deixa de ter alguns direitos, como o de se inscreverem processos seletivos, tomar posse em concurso, se matricular em instituição de ensino superior, emitir carteira de identidade e tirar passaporte.

À Folha, a chefe do Cartório da 5ª Zona Eleitoral, Narla Santana, disse que foram publicados editais em cada Zona Eleitoral constando a relação de eleitores faltosos. Ela falou sobre os procedimentos para se regularizar.

“Os eleitores inadimplentes devem procurar o seu cartório eleitoral com documentos com foto e comprovante de endereço para o pagamento da multa no valor de R$ 3,51 para cada eleição sem justificativa. Lembrando que cada turno é considerado uma eleição”, destacou. “Então, o eleitor que faltou às eleições de 2016 e aos dois turnos de 2018 está na lista de ausentes e deve se regularizar”, disse. 

Pelas regras do TRE, o eleitor tem até 6 de maio para se regularizar ou terá o título cancelado. Os cartórios eleitorais funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.   

“Passado esse prazo, o eleitor fica com o título cancelado até regularizar seu cadastro, pagando as multas pendentes, e poder voltar nas próximas eleições”, alertou. 

Além da opção de procurar os cartórios eleitorais, o eleitor pode fazer o procedimento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) por meio do endereço www.tre-rr.jus.br e solicitar a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagar a multa com boleto bancário. Após a emissão da GRU, paga exclusivamente no Banco do Brasil, ele deve comparecer ao cartório para comprovar que efetuou o pagamento e ser registrado no cadastro dele. O que for arrecado de multas vai para o fundo partidário e é distribuída para os partidos políticos.