Servidores do Hospital de Caracaraí, município situado na região Centro-Sul do Estado, entraram em contato com a FolhaWeb para denunciar inúmeros problemas existentes na unidade.
Um dos problemas mais recorrentes, segundo eles, é a falta de material de limpeza. Sem alguns itens, pacientes que precisam de atendimento correm o risco de contrair algum tipo de doença em decorrência da falta de condições de higiene.
Outro problema citado pelos trabalhadores diz respeito à manutenção das ambulâncias, indispensáveis para o atendimento da população. O número de motoristas para operar os veículos também é outro problema frequente na unidade.
“O atual governo já está há quatro meses e ainda não tem qualquer domínio sobre o que acontece no hospital e a população é a principal prejudicada, pois esse problema nos impede de prestar um ótimo atendimento”, relatou um funcionário que não quis se identificar.
SESAU – A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou, por meio de nota, que tem buscado alternativas para resolver o problema da limpeza na unidade. A empresa contratada para o serviço, a Haiplan, é a responsável por fornecer o material de limpeza.
Este ano, segundo a Sesau, já foram pagos para a empresa Haiplan R$ 1.076.846,56 referente aos meses de janeiro e fevereiro de 2019, incluindo os tributos e contribuição com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Com relação à ambulância que atende Caracaraí, a secretaria relatou que o veículo precisou passar por reparos, e para que os moradores não ficassem desassistidos, uma das ambulâncias que atendem em Pacaraima, foi deslocada para o município.
“A Sesau ressalta que a viatura está dentro das condições necessárias para uso e transporte de pacientes. Devido à urgência da solicitação, não foi possível consertar o ar-condicionado da ambulância enviada para Caracaraí, porém, o serviço será realizado o mais breve possível”, completou.
A nota informa ainda que atualmente o Estado possui nove ambulâncias: duas em Pacaraima, uma em Rorainópolis, uma em Caracaraí, uma no Samu Boa Vista e quatro na capital. Estas estão distribuídas nas unidades de saúde do Estado: HC (Hospital das Clínicas), HMI (Hospital Materno-Infantil) e no HGR (Hospital Geral de Roraima).