Política

Agricultura é tema de audiência de indígenas com ministros

O encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira, 12, no Palácio Senador Hélio Campos

Representantes de várias entidades indígenas estiveram nesta manhã reunidos no Palácio Senador Hélio Campos para buscar uma audiência com a equipe interministerial do Governo Bolsonaro. A comitiva que chegou o fim da tarde de ontem, 11, cumpriu o resto de sua agenda pública participando de uma reunião com o governador do Estado, Antônio Denarium (PSL).

O desenvolvimento da agricultura, melhoras na educação e a interferência das ONGs e a legalização do garimpo foram alguns dos temas discutidos no encontro, conforme explicou o presidente da Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima (Sodiur), Altevir de Souza.

“Levamos aos ministros a nossa preocupação em relação à autorização para a agricultura de grande escala, legalização do garimpo, a questão das ONGs que estão recebendo milhões de recursos em nome dos indígenas, mas que não chegam na ponta. Não queremos manipulação e interferências internacionais. Queremos que o nosso país seja comandado pelo Governo brasileiro”, afirmou.

Além da Sodiur, o encontro também teve a participação do Conselho Indígena de Roraima (CIR) e dos povos Yanomami e Wapichana.

“Essas outras etnias também concordam com a proposta do presidente Bolsonaro, porque nós precisamos desse apoio. Precisamos ser valorizados da mesma forma como um fazendeiro, que produz para desenvolver a economia do Estado. Esse encontro, na minha avaliação, foi positiva, porque mostra o quanto ambas as partes estão preocupadas em fortalecer nosso Estado economicamente”, acrescentou.