Política

Caminhões foram liberados para atravessar, diz Telmário

A fronteira da Venezuela com o Brasil pode ser reaberta nos próximos dias, acredita o senador

A fronteira da Venezuela com o Brasil pode ser reaberta nos próximos dias, segundo entendimento do senador Telmário Mota (PROS) após reunião com autoridades do país vizinho, na quinta-feira, 25, em Santa Elena de Uairén.

Logo depois do encontro, foi anunciada a liberação da passagem de todos os caminhões que estão carregados em Boa Vista e Pacaraima aguardando autorização para entrar na Venezuela.

A fronteira foi fechada em 21 de fevereiro para impedir a entrada de ajuda humanitária que o governo venezuelano define como pretexto para intervenção americana.

Telmário Mota defende o restabelecimento das relações amistosas. Para ele, o foco não é a liberação da fronteira para a entrada desenfreada de pessoas em busca de refúgio.

“O que está em jogo é a economia de Roraima, que depende de calcário da Venezuela para desenvolver a agricultura, depende do comércio na fronteira e da exportação de produtos, depende da energia elétrica de Guri”, analisa o senador.

A programação na fronteira teve a anuência do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), segundo Telmário Mota, que deu destaque, ainda, à necessidade de paz e de que o País faça como na ação humanitária do Haiti.

“Seria melhor se o Brasil atendesse os venezuelanos em dificuldade do lado de lá da fronteira, no território do seu próprio país, em respeito à cultura, aos usos e costumes, sem causar colapso à estrutura já deficitária que já existe em Roraima”.