JUDICIÁRIO EM FESTA 🎉

Tribunal de Justiça comemora 34 anos de instalação em Roraima

Dentre os destaques do trabalho do TJRR para a população roraimense, está a liderança no ranking nacional de eficiência no Judiciário que avalia os índices de processos ativos sem resolução no país

Uma Sessão Solene foi realizada em comemoração aos 34 anos do TJRR (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Uma Sessão Solene foi realizada em comemoração aos 34 anos do TJRR (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Instalado em 1991, o Tribunal de Justiça comemora nesta sexta-feira, 25, 34 anos de atuação em Roraima. A comemoração foi realizada em uma Sessão Solene com a presença de magistrados, servidores, autoridades locais e representantes de instituições parceiras.

Dentre os destaques do trabalho do TJRR para a população roraimense, está a liderança no ranking nacional de eficiência no Judiciário que avalia os índices de processos ativos sem resolução no país. O estado ficou com a menor porcentagem, com 40,85%, de acordo com o Centro de Liderança Pública (CLP).

O presidente do TJRR, desembargador Leonardo Cupello, destaca que a eficiência do trabalho do órgão vem da dedicação dos profissionais que atuam no judiciário roraimense.

“O nosso é o menor Tribunal do país, ao mesmo tempo que é o mais efetivo. Nós conseguimos mostrar que é possível fazer muito com pouco. É por isso que nós chegamos proporcionalmente a esse nível. Uma palavra que define nosso trabalho é a conscientização, que o nosso instrumento”, ressalta o desembargador.

Desembargador Leonardo Cupello destaca os trabalhos do poder judiciário nos 34 anos de instalação (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Outro destaque que o TJRR também celebra nesses 34 anos é o 1º lugar de ‘Produtividade no prêmio ‘Conciliar é Legal’, do Conselho Nacional de Justiça, que avalia a promoção de soluções consensuais nos tribuanis de todo o país. Roraima ficou com 58,51% no índice de composição de conflitos.

O Juiz de Direito do TJRR, Marcelo Lima, destaca a atuação do tribunal em parceria com a tecnologia, que melhora o atendimento à população e diminui os gastos e o tempo de execução dos processos.

“Nós temos o tribunal de justiça mais novo do Brasil, nossa história está sendo construída ainda. Todos nós aqui estamos construindo essa história, de um tribunal muito moderno, avançado e eficiente. Com problemas, é claro, porque ainda estamos construindo, aprendendo a fazer justiça em um estado novo, com um tribunal novo. É de muito orgulho para mim, como magistrado, está presente fazendo a história do Tribunal de Justiça de Roraima”, relata Marcelo.

Magistrado Marcelo Lima em entrevista à FolhaBV (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Tribunal de Justiça de Roraima foi instalado em 1991

A Constituição de 1988 criou o Estado de Roraima, e nos anos seguintes, os poderes foram estruturados. Em 25 de abril de 1991, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) foi instalado oficialmente.

No dia 30 de abril do mesmo ano, a primeira Mesa Diretora do Tribunal de Justiça de Roraima foi eleita para o biênio 91/93, tendo o desembargador Robério Nunes dos Anjos eleito como presidente. 

Logo depois, o TJRR solicitou a cessão de magistrados de outros tribunais do país. Os primeiros a compor a magistratura roraimense foram: o juiz baiano Amílcar Roberto Bezerra Guimarães; os juízes Luiz Gerardo Pontes Brígida e Idelmar Pereira Matos, que atuavam em Fortaleza (CE); e o juiz José Eliézer Pinto, com atuação na Comarca de Cascavel (PR). Após a organização administrativa realizada para atender às demandas urgentes, o Pleno do TJRR aprovou a Resolução autorizando a publicação de edital para a realização do primeiro concurso para compor a magistratura de primeiro grau no Estado, que foi promovido ainda no ano de 1991.

Os primeiros magistrados aprovados e nomeados em 22 de novembro de 1991 foram: Lupercino de Sá Nogueira Filho, Mauro José do Nascimento Campello, Jorge Luiz de Oliveira Fonseca Barroso, Alcir Gursen de Miranda, Agenor Cefas Cavalcante Jatobá e Tânia Maria Brandão Vasconcelos.

Leandro de Sousa

Repórter

Repórter do jornal Folha de Boa Vista, com experiências como Social Media, edição de fotos e vídeos e produção de TV. Cursando o último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Repórter do jornal Folha de Boa Vista, com experiências como Social Media, edição de fotos e vídeos e produção de TV. Cursando o último semestre do curso de Jornalismo pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.