Cotidiano

Mais de 220 mil motoristas são multados em Boa Vista

Se comparar as infrações registradas nos dois primeiros meses 2018 com o mesmo período de 2019, houve uma redução significativa

Uma planilha do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), com informações sobre a aplicação de multas pelos quatro órgãos de trânsito, mostra um quantitativo alto de penalidades nos últimos 15 meses em Roraima.

A planilha obtida pela Folha de Boa Vista, junto ao departamento nacional de transito, não detalha o tipo de infração cometida pelos motoristas, mas demonstra que as multas aplicadas nesse período totalizam 220.534 infrações, somente dentro da capital Boa Vista.

A prefeitura de Boa Vista foi quem mais multou segundo a planilha, com penalidades aplicadas a 159.252 motoristas, de janeiro a dezembro de 2018 e nos três primeiros meses de 2019. Uma média de 11 mil condutores de veículos penalizados por mês. O número de multas aplicadas pelo Município é quase três vezes maior ao de infrações registradas pelo Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito) no mesmo período (42.783 multas). A PRF (Polícia Rodoviária Federal) aplicou 8.075 e o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Trânsito) 10.424 multas. 

Os meses de janeiro e fevereiro de 2018 foi o período em que a prefeitura mais aplicou multas: 30.236 e 21.325, respectivamente, incluindo as infrações registradas pelos pardais eletrônicos. A partir de julho, o município aderiu ao SNE (Sistema de Notificação Eletrônica), onde passou a lançar a totalidade das multas. Se comparar as infrações registradas nos dois primeiros meses do ano anterior com o mesmo período de 2019, houve uma redução significativa: em janeiro foram 9.439, e em fevereiro 7.159 motoristas multados. 

O maior número de multas aplicadas pelo Detran-RR, no ano passado, foi em junho, com 4.563. Nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano foram 6.492 infrações registradas. A PRF em 2018 aplicou um total de 1.360 multas. Em janeiro deste ano foram 596; em fevereiro 641; em março 332. 

O Dnit, que aplica multas por excesso de velocidade em estradas e rodovias federais, no ano passado registrou o maior número de infrações nos meses de abril com 1.554; março: 1.521 e em dezembro 1.430. A planilha com os dados de 2019 apresenta apenas janeiro, com 514 motoristas multados.


Prefeitura lança multa de trânsito no Aplicativo SNE

Multas aplicadas pela prefeitura podem ser conferidas no aplicativo SNE. (Foto: Nilzete Franco / Folha BV)

Desde junho de 2018 a Prefeitura de Boa Vista aderiu ao SNE (Sistema de Notificação Eletrônica), onde são lançadas as multas cometidas pelos motoristas. A adesão ocorreu após a suspensão do convênio entre o Governo do Estado de Roraima e a Prefeitura de Boa Vista, que permitia à Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) ter acesso ao banco de dados do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito).

O SNE é um aplicativo desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para o Denatran. Essa ferramenta facilita a comunicação de infrações de trânsito pelos órgãos de autuação e permite que os condutores de veículos optem pelo desconto de 40% do valor da multa.

Para saber se foram multados pela prefeitura, os motoristas devem baixar o aplicativo SNE no telefone celular, por meio do Google Play e App Store, e fazer o cadastro. É preciso informar o CPF, e-mail, registro da Carteira Nacional de Habilitação e o código de segurança da CNH. 


Benefícios de usar o SNE