EVA FERREIRA
Colaboradora da FolhaWeb
A campanha nacional da vacina contra gripe começou dia 10 de abril, mas aqui em Boa Vista ela foi antecipada para o dia 8 de abril, estendendo-se até dia 31 de maio, devido ao grande surto de gripe no estado do Amazonas.
Desde seu inicio, há duas semanas, foi notada uma grande a procura pela vacina. De acordo com o coordenador da campanha na capital, Romildo Azevedo, existe mais de trinta salas e pontos de vacinas disponíveis na cidade.
Segundo ele, o grupo que menos procurou a vacina foi o dos professores. “Nos grupos de riscos estão às crianças acima de seis meses a menor de seis anos, gestantes, os idosos, professores, pessoas com algum tipo de doenças crônicas, pessoas privadas de liberdades e militares”, destacou.
Ao todo, já foi aplicadas mais de 20 mil doses de vacina em todos os grupos de riscos. Azevedo enfatiza a importância da vacina e reforça a população para que se vacinem.
“Muitas pessoas acham que a vacina adoece ou gripa, mais ao contrario o benéfico da vacina é proteger a pessoa, por que esse tipo de vírus que estar circulando como o do H1N1, é vírus muito perigoso, então se a pessoa contrair esses viris e não ter se imunizado os sintomas podem complicar e evoluir para uma doença maior. E com vacina ele vai estar protegido, e reforço que as pessoas procurem mesmo, pois todas as nossas salas de vacinas estão disponíveis e esperando a população”, salientou.
Para dona Rosa Silva, 74 anos, com a saúde não se brinca. Ela conta que não perde uma campanha e sempre tomas suas vacinas direitinho.
“Para mim é muito importante, pois desde quando comecei tomar a vacina nunca mais fiquei gripada, e toda vez que tem campanha eu participo para garantir minha saúde”, completou.