EVA FERREIRA
Colaboradora da FolhaWeb
Você já deve ter ouvido falar de doação de leite materno, uma prática realizada por mães que ajuda salvar vidas de bebês prematuras. Outra atitude que também pode ajudar, é a doação de fracos para armazenar esse leite doado pelas mamães. Os vidros doados são esterilizados e reutilizados para guardar o leite de 73 mãezinhas que são cadastradas no sistema de doação.
Segundo a Coordenadora do Banco de Leite do HMI Sílvia Furlin , muitas pessoas ainda não conhecem essa prática e acabam descartando o material. Ela frisa que a doação é muito importante para o armazenamento do leite, que tem um fluxo muito grande e acaba faltando frascos, pois os potes de vidro são muito frágeis e acabam quebrando, principalmente, quando o vidro passa por um processo chamado Autoclave, que é um aparelho um aparelho muito utilizado em laboratórios que limpa o material contaminado.
Silvia comenta que devido ao aumento de mães venezuelanas sem pré- natal, houve um aumento também nos casos de bebes prematuros.
“A demanda de leite materno doado é muito maior, porém os frascos não são suficientes. É importante que toda sociedade se mobilize para doações, lembrando que o vidro precisa de uma tampa de plástico e nãode metal, pois oxida e danifica o armazenamento do leite”. destacou.
O Banco de leite funciona 24h no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth. Caso a mãe não possa ir ao local para fazer sua doação, ela pode entrar em contato com os números do banco de leite 4009-4939 ou 4009-4909.