Uma operação conjunta envolvendo agentes da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) e policiais militares do Choque e Força Tática (FT) resultou na desarticulação de um grupo que pretendia realizar o resgate de presos ligados a uma facção criminosa que atua no Estado. As prisões ocorreram nos bairros Airton Rocha e Sílvio Leite
Em entrevista na sede da Dicap, no bairro São Vicente, o secretário de Justiça e Cidadania (Sejuc), André Fernandes Ferreira, informou que as ações dos criminosos estavam sendo monitoradas há bastante tempo e que três pessoas foram presas na operação desencadeada na manhã desta quarta-feira, 1º.
“Nós tínhamos uma informação de inteligência que estava sendo preparada uma ação para a invasão da Cadeia Feminina da capital, para buscar algumas internas que estavam lá dentro. O pessoal da Inteligência, junto com os agentes da Operações Especiais, começou a monitorar a ação desses indivíduos”, disse.
Secretário da Sejuc, André Fernandes Ferreira ressaltou o exitoso trabalho das equipes de inteligência (Nilzete Franco/Folha BV)
Ao todo, segundo Ferreira, três elementos foram presos na ação. Eles foram identificados pelos nomes de Jhonys de Barros Rodrigues, foragido da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) desde o dia 13 de agosto do ano passado; Edson da Silva Ferreira, tido como uma das lideranças da facção criminosa; e Josué Bernardo Ribeiro Azevedo, interno da PAMC.
“O primeiro a ser recapturado foi um foragido do sistema, ele estava evadido e é suspeito pelo cometimento de alguns roubos aqui na capital, inclusive de uma arma de um policial civil, depois fomos atrás de um segundo indivíduo que é um dos chefes de uma facção aqui do Estado, que estava responsável por emanar ordens dessa facção, e o terceiro é um interno da Pamc, que aproveitando a falta de comunicação que tem lá dentro hoje e o fato de ter saído da unidade para atendimento médico no hospital, tentou repassar uma ordem para o pessoal aqui fora”, comentou
Segundo o secretário, os elementos serão apresentados para a Central de Flagrantes do 5º Distrito Policial (5º DP), onde serão tomadas todas as providências cabíveis.
Colaborou o repórter João Barros.