Cotidiano

Boa Vista terá mobilização contra a gripe em postos de saúde

Foco será dado aos grupos considerados prioritários

O “Dia D” da Campanha de Vacinação contra a Influenza (Gripe) ocorre nesse sábado (04) em Boa Vista, a mobilização vai acontecer das 8h às 17h30 em 36 pontos em toda a capital.

O foco será dado mais uma vez aos grupos considerados prioritários, que devem procurar um dos pontos de vacinação, munidos com o cartão de vacina e documentos de identificação, além do cartão do SUS.

Os pontos de envolvem 28 unidades básicas de saúde, seis escolas municipais, além de dois pontos volantes que circularão pelos bairros Pedra Pintada, João de Barro e Monte das Oliveiras e também na Feira do Produtor.

Em Boa Vista, a Campanha Nacional de Vacinação contra gripe iniciou com antecedência, devido ao surto da doença em Manaus (AM). Até o momento, a cobertura geral na capital é de 32,72%.

Quem deve se vacinar

Os grupos prioritários são compostos por:

– Pessoas com 60 anos ou mais;

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

– Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto);

– Trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas;

– Povos indígenas;

– Portadores de doenças crônicas não transmissíveis;

– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

– Reeducandos e funcionários do sistema prisional e membros das Forças de Segurança (Policiais civis, militares, bombeiros e Forças Armadas).

O que levar – Cartão de vacina (se tiver) e documento de identidade. Para os professores: declaração da escola; Forças de Segurança – Policiais civis, militares, bombeiros e Forças Armadas: Carteira que comprove que está na ativa; Portadores de doenças crônicas: Laudo médico com a indicação da vacina; Algumas unidades terão médicos e enfermeiros para emitir o documento. Confira os postos de saúde disponíveis.