O ambiente pacífico dentro do Palácio Senador Hélio Campos, na Praça do Centro Cívico, foi interrompido por um ato de vandalismo praticado por um vigilante, de 27 anos, que às 9h37 dessa quinta-feira, lançou pedra e barra de ferro nas vidraças do prédio do Governo, ferindo duas mulheres.
A Polícia Militar foi acionada para atender a referida ocorrência e quando chegou ao local, a guarnição da Casa Militar já havia contido o suspeito.
Os policiais contaram que o indivíduo chegou em frente ao prédio e passou a danificar a fachada usando uma barra de ferro, quebrando três vidros, cujos estilhaços atingiram e feriram uma servidora. A barra de ferro foi arremessada e acertou a mão esquerda de outra funcionária pública.
Antes de correr, o suspeito ainda lançou uma pedra que também quebrou um dos vidros. Ele foi seguido por dois militares e um funcionário da Secretaria de Comunicação que funciona dentro do Palácio. Conforme a PM, o vigilante confessou o ato criminoso e disse que furtou a barra de ferro de uma loja de confecções que fica na Avenida Ville Roy, Centro. A dona da loja, configurada como vítima, disse que a barra foi furtada ainda na manhã de ontem da frente de seu estabelecimento.
A motivação do crime não foi esclarecida pela PM, no entanto um militar conversou com a Folha e destacou que nenhuma hipótese deveria ser descartada, inclusive a possibilidade de o indivíduo ter sido cooptado por facções criminosas para realizar o ataque, podendo ser uma continuidade do atentado da última segunda-feira, dia 29, quando prédios públicos e veículos do governo foram queimados. O caso está sendo apurado pela Polícia Civil que deve tomar as providências previstas em lei. (J.B)