As chuvas desta segunda-feira, 6, causou inúmeros transtornos em várias partes da cidade. Além dos pontos de alagamento, a quantidade de água acabou danificando alguns prédios públicos e privados.
No bairro Dr. Sílvio Botelho, por exemplo, o volume de água fez com que parte do forro da Escola Estadual Severino Cavalcante desabou, o que acabou prejudicando as atividades desta manhã.
A FolhaWeb entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) para saber se as atividades na unidade serão suspensas pela tarde e se há um levantamento dos danos causados pela chuva. A pasta informou que o problema ocorreu somente em uma sala que foi cedida para as atividades da Universidade Estadual de Roraima (UERR). As aulas da escola prosseguem normalmente.
Já a UERR informou que todas as medidas para o restabelecimento das atividades do Campus de Excelência da instituição já estão sendo tomadas e que apenas a área utilizada para a reprografia (Xerox) foi atingida pela chuva desta manhã.
Sobre as ações para minimizar os efeitos do inverno, a Prefeitura de Boa Vista informou, por meio de nota, que desde a implantação da Patrulha da Chuva, muitas obras e serviços de retenção de alagamentos foram feitos, além de obras emergenciais nas áreas mais críticas da cidade.
Até o momento, apenas dois chamados de socorro foram feitos para a Defesa Civil Municipal.
“Todas as equipes já estão verificando o que pode ser feito para amenizar os transtornos. Em muitos locais, foi identificado rápido escoamento da água devido ao trabalho constante de limpeza feito na cidade”, destacou.
A nota ressalta ainda que o lixo jogado nas ruas é um problema que acaba interferindo no funcionamento correto da rede de drenagem, uma vez que a sujeira dificulta a passagem da água, impedindo que ela escoe num tempo menor que o previsto.
“A Prefeitura sempre recomenda que os moradores também sejam parceiros, contribuindo com a limpeza das ruas e evitando as alagações”, concluiu.