Uma onça-pintada foi encontrada morta com sinais de crueldade na rodovia BR-210, na região do sul do estado, na noite dessa segunda-feira (6). O animal estava sem a cabeça e sem as patas.
Segundo informações repassadas pela Policia Militar, a onça aparentava ter dois anos de idade e não havia sido morta naquele local, mas sim jogada pelos criminosos, já que não tinha sinal de sangue próximo a ela. Esclareceu também que o caso segue em investigação.
A reportagem da FolhaWeb procurou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para saber se a instituição obteve informações sobre o caso. A assessoria de imprensa da PRF respondeu não ter informações sobre o crime ambiental.
A onça-pintada (Panthera onca) é considerada uma espécie vulnerável (primeiro grau de ameaça) na Amazônia (primeiro grau), conforme o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Matar o animal é um crime ambiental (Lei n.º 9.605 de 12 de fevereiro de 1998).