Dentre algumas mudanças administrativas que estão sendo adotadas pela Roraima Energia está a retirada do serviço de religação de urgência. Anteriormente, o cliente poderia ter o fornecimento de energia retomado em até 4h, caso solicitasse a emergência e pagasse o valor de acordo com a ligação no domicílio. A partir de agora, após a solicitação, o prazo será de até 24h para o retorno da energia.
Nas áreas rurais, o período pode ser ainda maior, de até 48h nos casos de corte do fornecimento elétrico. Os valores irão depender das fases, sendo no monofásico de R$ 7,86 e no bifásico de R$ 10,82. Já no trifásico, o preço cobrado será de R$ 32,50.
“Foi uma avaliação que a empresa fez para o momento por motivos internos. [A empresa] está se reestruturando e avaliando todos os serviços que presta e a forma que presta e modos alternativos de fazer todos os serviços”, explicou o gerente do Departamento Comercial, Albhetson Medeiros.
O gerente pontuou que mesmo nos casos em que os clientes informem que tenham o fornecimento interrompido no período que não estão na casa, o prazo será o mesmo.
Medeiros garantiu que a forma de fazer a solicitação para a religação não será mudada, continua pelo número de atendimento ( 08007019120 ) em que o cliente informa o problema e apresenta a conta que foi paga. Ele destacou que a empresa tem conhecimento que a mudança pode ser difícil para os clientes, e por isso, orienta que as contas sejam devidamente pagas.
“Que eles nos procurem de forma antecipada e tentem pagar os débitos ou, se não puder, negociá-los porque a empresa já deu oportunidades diversas no início do ano. Que se antecipem e não esperem que sejam cortados, pois vamos suspender o fornecimento dos inadimplentes e não queremos isso para evitar transtornos”, continuou.
O gerente frisou ainda que a empresa está tentando automatizar e modernizar alguns serviços oferecidos com a implantação de comunicação virtual por meio de um aplicativo. “Vamos rever determinados procedimentos, tornando-os mais ágeis”, completou.
Informações sobre procedimento continuam sendo informados na conta de energia e modo de solicitar serviço não será alterado (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)
Procon orienta que clientes fiquem atentos às informações da conta de energia
De acordo com o coordenador-geral do Procon Estadual, Lindomar Coutinho, a prática não é ilegal desde que a empresa distribuidora forneça as informações sobre os cortes e a forma de religação. “Tem uma lei estadual que proíbe cortes nas sextas-feiras e vésperas de feriado. Com relação a esse procedimento, é uma norma administrativa da empresa, então o consumidor tem que ficar atento ao prazo do vencimento da fatura”, afirmou.
Caso o cliente se senta lesado com relação a qualquer demanda, o Procon faz a análise para verificar onde cabe o direito do consumidor e saber quais medidas devem ser tomadas pelo órgão. (A.P.L)