Nesta sexta-feira, 13, as pessoas com nomes que se iniciam com T, U, V, W, X, Y e Z, devem realizar o recadastramento para o programa Crédito Social, na sede da Universidade Virtual de Roraima (Univirr), localizada na avenida São Sebastião, bairro Tancredo Neves, das 08h às 18 horas.
Cerca de 1.800 beneficiários ativos, deverão ser atendidas nesta sexta. Em torno de 27 mil beneficiários eram esperados para atendimento na Capital e até esta terça-feira, 25.605 haviam sido recadastrados. O cadastro é promovido pela Setrabes (Secretaria de Trabalho e Bem Estar Social).
O cronograma de recadastramento é realizado desde o dia 19 de fevereiro e não há previsão de prorrogação do prazo na Capital. No Interior do estado, o atendimento continua para os beneficiários dos municípios.
O coordenador de logística do recadastramento, Kildo Melo, explicou que uma análise preliminar detectou que aproximadamente mil beneficiários até então ativos deixaram de se recadastrar. “Após a atualização será feita a análise da documentação e aqueles que tiverem direito receberão em abril o benefício retroativo aos meses que ficou suspenso”, lembrou.
Ao todo, 150 servidores, distribuídos em cinco salas com 25 pontos de atendimento, vêm realizando o recadastramento. Todo o trabalho é feito por meio de um sistema digitalizado. O atendimento por pessoa dura em média de cinco a seis minutos. O ponto de atendimento conta com distribuição de água para os beneficiários, além da disponibilização de pessoal do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima e Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) estão a postos caso seja necessário.
Além da regularização do pagamento, o Programa Crédito Social deverá ser todo reestruturado, no que diz respeito à área de trabalho, corpo técnico e operacional. Também será montada uma equipe para o acompanhamento dos beneficiários, o que não era realizado pela gestão anterior.
INTERIOR
O recadastramento do programa Crédito Social também já vem sendo realizado no Interior do estado. As equipes da Setrabes já estiveram nos municípios de Rorainópolis, Uiramutã e Iracema e seguem agora para o extremo Sul do estado. Na sexta-feira, dia 13, o atendimento será na sede do município de Caroebe e Entre Rios. No sábado, dia 14, será a vez do município de São João da Baliza receber a caravana da Setrabes. Já a população de São Luiz (sede) e da Vila Moderna serão atendidas no domingo, dia 15.
DOCUMENTOS
Entre os requisitos para o recebimento do Crédito Social, o beneficiário deve ter renda mensal per capita de até um quarto do salário mínimo, ou seja, R$ 197 por integrante da família. Além disso, também estão inseridas no perfil do Programa, pessoas com deficiências (que estejam acamados e possuam gastos com alimentação), idosos, grávidas em situação de vulnerabilidade social, entre outros.
Para se recadastrar, os interessados devem apresentar cópias e originais do RG, CPF, cartão do beneficiário, Título de Eleitor, comprovante de renda ou declaração, equivalente do benefício e do cônjuge, além do comprovante de residência, Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável, Certidão de Nascimento dos filhos, Declaração de Matrícula dos filhos menores de 18 anos, carteira de vacinação (para crianças de até sete anos de idade). Os autônomos atendidos pelo programa devem apresentar declaração de renda e os idosos e pessoas que recebem algum benefício social do Governo Federal, devem apresentar um comprovante que informe o pagamento do repasse.
Fonte: Secom