Cotidiano

Curso de Segurança Orgânica será realizado para policiais

O curso foi indicado pelo Ministério da Justiça


Uma parceria do Governo de Roraima, por meio da Sesp (Secretaria de Segurança Pública), com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), por meio da Seopi (Secretaria de Operações Integradas), permitiu a realização do Curso de Segurança Orgânica, que terá início nesta segunda-feira, dia 20, a partir das 8 horas. O curso será coordenado pela APICS (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago) e vai atender a 36 policiais que atuam na área de inteligência, sendo 15 de outros Estados e 21 de Roraima. 

De acordo com informações prestadas pela diretora da APICS, Giuliana Castro, o curso possibilitará aos profissionais de Segurança Pública o aprimoramento no processo de salvaguardar dados, informações e conhecimentos de interesse da sociedade e do Estado, por meio de exercícios práticos, relacionados à técnica ministrada para a elaboração de um Plano de Segurança Orgânica.

A diretora informou ainda que as aulas começam nessa segunda-feira e encerram-se na sexta-feira, dia 24, com atividades das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os alunos receberão instruções em disciplinas como Conceitos e Fundamentos da Segurança Orgânica; Segurança dos Recursos Humanos; Segurança da Documentação e do Material; Segurança de Tecnologia da Informação e Comunicações; Segurança das Áreas e das Instalações; Segurança das Operações; Gestão e Análise de Risco em Segurança Orgânica e finalizarão com a elaboração do Plano de Segurança Orgânica.

Em Roraima, o curso será coordenado pelo diretor adjunto da APICS, tenente-coronel PM Francisco Xavier. Os instrutores serão de outros Estados, indicados pelo Ministério da Justiça e que têm uma vasta experiência na área de inteligência e contrainteligência.

“Será uma oportunidade ímpar para Roraima. A realização deste curso em Boa Vista foi uma articulação do secretário de Segurança, Márcio Amorim, para oportunizar aos nossos policiais da área de inteligência participar e receber muito conhecimento, visto que teremos aqui instrutores muito qualificados para a aplicação do curso de Segurança Orgânica”, destacou Giuliana Castro.